Osteofitose (bico de papagaio): saiba o que é, causas e tratamento

Você está com dores intensas, movimentos com amplitude reduzida, formigamento e músculos fracos? Uma das causas pode ser a osteofitose. Esse é o nome técnico para uma patologia muito conhecida por pessoas mais velhas: bico-de-papagaio.

Com a idade, certas patologias e condições se tornam mais comuns e os cuidados precisam ser redobrados para manter a saúde em dia. Pensando nisso, vamos aprender mais sobre o bico-de-papagaio e entender o que ele causa no organismo.

O que é osteofitose?

Essa patologia, chamada usualmente de bico-de-papagaio, consiste no crescimento anormal de tecido ósseo ao redor de uma articulação das vértebras. Os discos intervertebrais, que deveriam funcionar como amortecedores, ficam comprometidos nessa situação.

O que causa um bico-de-papagaio é a perda de água pelo disco intervertebral. Desidratado, ele pode provocar uma distância menor entre as vértebras e isso acarretar em uma compressão das raízes nervosas.

Ou seja, o bico-de-papagaio nada mais é do que o seu corpo tentando se proteger da sobrecarga nas articulações e buscando uma maior estabilização da coluna vertebral. É uma patologia que acomete, majoritariamente, pessoas acima de 50 anos.

Talvez você esteja se perguntando de onde vem o nome popular da doença bico-de-papagaio. É uma referência ao formato da expansão óssea característica, parecido com o bico curvado do animal.

O que causa o bico-de-papagaio?

A primeira causa dessa patologia é o próprio desgaste natural que os discos intervertebrais sofrem com o passar do tempo. Como é de se esperar, quanto mais eles são exigidos, maior é o desgaste.

Além disso, a predisposição genética é um fator importante que pode determinar o aparecimento do bico-de-papagaio. Mas nem tudo é genética, já que uma postura ruim, obesidade e sedentarismo também são fatores de risco.

Nós já conversamos sobre 5 dicas essenciais para evitar problemas posturais em nosso blog. Essas dicas são muito importantes para evitar problemas futuros com a coluna e para cuidar melhor da saúde das suas vértebras. Clique aqui para ler.

Como confirmar o diagnóstico?

Dois aspectos são cruciais para chegar ao diagnóstico de osteofitose: avaliação clínica e histórico do paciente. Entretanto, existem exames de imagem que podem ser grandes aliados para entender o tamanho do problema. Alguns exemplos são raio x, ressonância magnética, tomografia computadorizada.

O ideal é não postergar o atendimento médico. Não são raras as vezes em que o paciente demora a procurar ajuda quando uma dor na coluna aparece. O problema, que era menor, aumenta e a lesão se torna mais grave.

Fazer automedicação com analgésicos quando a dor aparece pode ser a pior escolha a longo prazo. Com o tempo a lesão aumenta, uma vez que está sem tratamento, e os remédios param de proporcionar o mesmo alívio.

Corretor postural Support

Qual a melhor forma de prevenir o bico-de-papagaio?

Como já vimos, uma postura inadequada é uma das causas mais comuns da patologia. Dessa forma, é muito importante prestar atenção no dia a dia para evitar uma postura errada e, assim, diminuir a sobrecarga na coluna.

Atividades físicas são super aconselháveis para quem quer evitar o bico-de-papagaio e diversas outras doenças. Entretanto, se você já tem histórico familiar o ideal é procurar atividades de baixo impacto para proteger a coluna. Ótimas opções são a natação, hidroginástica e ciclismo.

Algumas dicas podem ajudar a prevenir o problema:

Evite o uso de salto alto por um período prolongado, eles são extremamente prejudiciais para a saúde da sua coluna por interferirem na postura natural do corpo.

• Não fique muito tempo sentado durante o trabalho. Reserve alguns minutos para fazer uma caminhada rápida para movimentar o corpo.

• Opte por cadeiras pensadas para proteger sua coluna, principalmente se o seu trabalho demandar muitas horas por dia sentado. Ou então, faça uso de almofadas ortopédicas para amenizar o problema.

Existe tratamento?

Infelizmente, não há uma maneira de reabilitar o disco intervertebral depois que ele já sofreu desgaste, é irreversível. Dessa maneira, a melhor opção é cuidar da rotina para evitar posturas que piorem a situação.

Para controlar a doença é aconselhável a prática regular de exercícios físicos aliados à fisioterapia. Em caso de dor, analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar. Intervenção cirúrgica é uma opção para casos mais graves.

Um mito muito comum é que o repouso deve ser seguido por quem está passando pelo quadro de desgaste no disco intervertebral. Mas a recomendação é justamente o contrário. O repouso é apenas nos primeiros dias após uma crise aguda, depois devem ser feitos exercícios físicos de baixo impacto e com acompanhamentos.

A cirurgia é uma opção?

Para quem já tentou tratamentos menos invasivos e mais conservadores e não obteve resultados, a cirurgia pode ser uma opção. Também em casos de desalinhamento progressivo da coluna, aliado com dores e diminuição da força dos membros.

São duas possibilidades de intervenção cirúrgica. É possível a implantação de próteses no disco afetado pelo desgaste e também é possível a utilização de enxertos ósseos para que a coluna se torne mais estável.

As técnicas modernas são muito seguras e muito menos invasivas quando comparadas com cirurgias mais antigas. Dessa forma, a intervenção cirúrgica pode ser a diferença para uma vida mais confortável e sem dores para quem tem bico-de-papagaio.

Agora que você já sabe como esse problema ortopédico funciona, quais seus tratamento e como se prevenir, aproveite também para conhecer a Ortoponto! Nós dispomos de um catálogo completo de produtos de ortopedia e bem-estar, incluindo almofadas, travesseiros ortopédicos, corretores posturais, cintas para coluna e muitos outros acessórios que irão te ajudar a amenizar ou resolver essa situação.

Aqui na Ortoponto, temos uma missão importante que é cuidar da saúde e do bem-estar dos nossos clientes da melhor maneira possível. Surgimos no ano de 2001 e desde então nos dedicamos a promover uma transformação na vida das pessoas através da saúde. Fale com um de nossos consultores para saber mais!