Bem-estar
Conheça os benefícios da meditação

Conheça os benefícios da meditação

Família, trabalho, lazer, saúde: nossa vida é uma verdadeira maratona, afinal, precisamos cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. O resultado disso é uma rotina corrida e agitada, em que a queixa mais comum é a pouca qualidade de vida. Felizmente, é possível equilibrar todas as obrigações e ainda garantir o bem-estar. Como? Desfrutando dos benefícios da meditação.

Provavelmente você até já escutou essa palavra, mas talvez não saiba o quanto a prática pode melhorar a sua vida. Por isso, continue acompanhando este texto e saiba mais sobre o assunto!

O que é a meditação?

É um conjunto de técnicas que visa desenvolver a regulação da atenção, das emoções e também o crescimento pessoal. Muito mais do que uma simples reflexão, meditar pode ser entendido como uma conexão com o campo da consciência, da inteligência e também da energia. Todas as preocupações são deixadas de lado, o foco é o "aqui e o agora".

A quantidade de estudos que comprovam cientificamente os benefícios da meditação é um dos motivos para a crescente procura pela prática. Além disso, os benefícios estão relacionados justamente com o que a sociedade vem buscando em termos de bem-estar.

Quais são os benefícios da meditação?

Prestar atenção na respiração, focar em uma imagem mental ou repetir um mantra: há muitos tipos de meditação, e todos eles podem gerar mudanças positivas na sua vida. Conheça alguns dos benefícios.

1. Ajuda a dormir melhor

Isso acontece porque a prática reduz a tensão e ajuda o corpo a relaxar, afetando diretamente a qualidade do sono. Os principais problemas que atrapalham uma boa noite de sono estão relacionados à ansiedade, ao cansaço mental e também ao físico. A prática meditativa surge, então, como uma ferramenta para desconectar a mente dessas preocupações e desses estímulos, permitindo que ela fique livre para o descanso.

2. Acelera a capacidade de processamento potencial do cérebro

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, com pesquisa publicada na Frontiers in Humans Neuroscience, mostrou que a prática da meditação reforça as conexões elétricas no cérebro. Basicamente isso quer dizer que há uma melhora na formação das memórias e também na capacidade de tomar decisões, além do processamento de informações ficar mais rápido.

3. Libera tecido neuronal

Novas redes neurais são formadas, diminuindo os sentimentos de ansiedade. Os resultados da pesquisa que comprovam tal benefício querem dizer, resumidamente, que a meditação tem a capacidade de moldar o nosso cérebro. Esses novos caminhos neurais incluem especialmente uma melhor avaliação e respostas empáticas.

Clique aqui e confira o Tapete E.V.A. para Yoga, Pilates e Atividades.

4. Reduz o risco de problemas cardíacos

Há uma redução de cerca de 48% na chance de desenvolver uma doença cardiovascular. Isso acontece porque a atividade desacelera os pensamentos, descansa a mente e reduz o nível de estresse, diminuindo, consequentemente, a pressão arterial e os níveis alterados de compressão vascular. Sendo assim, o benefício é para a saúde como um todo.

Aliás, você sabia que a meditação vem sendo utilizada em alguns hospitais como suporte ao tratamento convencional?

5. Ajuda a entender o que acontece ao seu redor

Com uma rotina corrida, é comum que algumas coisas aconteçam e interfiram completamente no planejamento diário/semanal/mensal. No entanto, conforme se entende o próprio interior, a compreensão dos acontecimentos aumenta. Com o tempo, a prática meditativa ajuda a perceber como determinadas atitudes levam a resultados bons ou não.

Os benefícios da meditação são conhecidos há milhares de anos, mas ultimamente vêm ganhando destaque e conquistando cada vez mais pessoas que buscam equilíbrio nas suas vidas. Diante de tanta coisa boa, difícil não querer reservar 15 ou 20 minutos diários para desenvolver o hábito, não é mesmo?

Você já conhecia os benefícios da meditação? Já pratica ou pretende praticar a atividade? Deixe um comentário!

Nenhum post encontrado