Produtos
Corretor postural: entenda para que serve e os diferentes tipos

Corretor postural: entenda para que serve e os diferentes tipos

A má postura interfere diretamente na saúde e na estética. No entanto, em alguns casos, um bom colete para postura é capaz de resolver o problema. Ele é utilizado para reeducar a postura e evitar o surgimento ou o agravamento das lesões na região da coluna.

O bom funcionamento do item depende da qualidade do produto e da disciplina do usuário. Por ser discreto, é possível usá-lo para caminhar, trabalhar e fazer exercícios físicos. Dessa forma, a coluna se adaptará com a postura correta de maneira natural.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender mais sobre o corretor postural. Acompanhe!

O que é um corretor postural ou colete para postura?

O corretor postural ou colete para postura nada mais é, como o próprio nome sugere, do que um equipamento utilizado pelas pessoas para corrigir a postura. Ele é ideal para quem tem dificuldade em manter a posição correta e precisa ficar muito tempo na mesma posição, como para trabalhar o dia todo sentado em um escritório.

Além disso, existem alguns tratamentos para doenças de coluna e dores nas costas, por exemplo, que podem ser complementados com o uso de um corretor postural no dia a dia. Nesses casos, é recomendado que um médico avalie o caso e indique qual é o modelo mais apropriado para cada situação.

De maneira geral, o equipamento é um traje utilizado por baixo da roupa, que funciona “puxando” os ombros para trás e deixando as costas com a postura correta.

Para que serve o corretor postural?

O corretor postural serve para dar suporte para a parte inferior das costas, ombros e pescoço. Ele funciona colocando os ombros para trás e deixando as costas mais retas.

Assim, o corpo fica alinhado da forma ideal, evitando problemas de coluna e melhorando a qualidade de vida. Os corretores também servem para:

aliviar as dores nas costas ou na lombar;
• evitar danos à coluna;
• alongar o corpo.

Corretor postural em tecido confortável

Quais são os tipos existentes?

Existem corretores posturais masculinos e femininos. Para as mulheres, eles podem ser utilizados como uma espécie de sutiã adaptado, o que evita a necessidade de usar duas peças juntas; para os homens, existem outros modelos mais simples.

Os principais modelos encontrados no mercado são:

• corretor postural magnético — seu design lembra uma mochila e o modelo apresenta ímãs na parte traseira, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e as dores musculares;
corretor de postura simples — muito fácil para colocar, o modelo alinha os ombros e corrige a postura, diminuindo a dor nas costas, na coluna cervical e na lombar;
roupa de compressão — seu formato parece com o de uma camisa, regata ou colete; o modelo é confortável e discreto, mas pode ser um pouco desagradável nos dias quentes;
modelos femininos — em geral, são espartilhos elásticos ou alças com apoio do abdômen; a principal diferença funcional é que eles levantam os seios e, ao mesmo tempo, reduzem a cintura.

Quais são os principais benefícios do corretor postural?

O uso de um corretor postural reflete em diversos benefícios para quem os utiliza. A seguir, falaremos sobre os principais deles. Acompanhe!

Correção da má postura

O corretor postural proporciona uma postura mais adequada para os usuários. Em nosso dia a dia, quando estamos no trabalho ou até mesmo em casa, há a tendência de ficarmos em uma posição que é mais agradável no momento, mas que pode causar problemas em longo prazo.

Por conta disso, o uso do corretor postural é indicado justamente para isso, para que a má postura deixe de ser um problema no cotidiano de quem o utiliza.

Tratamento de lesões

O posicionamento incorreto recorrente pode causar lesões na região na coluna, ocasionando dores nas costas. Nesses casos, além do uso de medicamentos analgésicos e tratamentos fisioterápicos, os médicos recomendam o uso de corretores posturais.

A ideia é que a pessoa lesionada não volte a ficar com uma postura inadequada, o que agravaria o seu problema e faria com que os demais tratamentos não fossem eficazes.

Melhora a aparência

O uso de um corretor postural também melhora a aparência de quem o utiliza. Isso se justifica porque ele alonga o corpo e mantém os ombros no lugar. A postura correta faz com que as pessoas fiquem mais elegantes e com uma aparência mais saudável.

Discrição no uso

Existem diferentes tipos de corretores posturais, como explicamos. Eles têm o benefício de serem bastante discretos, não sendo vistos por debaixo da roupa.

Além disso, é possível fazer todas as atividades, como sentar, levantar, deitar, caminhar, dirigir, praticar exercícios físicos, entre outras ações com facilidade. Você não será impedido de nada por estar usando um corretor.

Baixo custo

Os corretores posturais não costumam custar muito caro. Além disso, eles têm uma boa durabilidade, sendo que não será necessário comprar itens novos a cada pouco tempo. Trata-se de um investimento que você fará agora e que utilizará por muito tempo, sem fazer substituições, desde que utilizados de forma adequada.

Quando e como usar?

A postura incorreta, com inclinações para frente ou laterais, pode ser causada pelo avanço da idade, pela falta de exercícios físicos, pelo aumento de peso e uma série de outros motivos. Nesses casos, é indicado que o indivíduo use um corretor postural para que a situação seja levada de volta à normalidade e que não cause danos mais severos à sua saúde.

Pessoas que, normalmente, passam horas seguidas sentadas e com a postura inapropriada podem acelerar o processo de degeneração da coluna. Nesses casos, o uso do equipamento também é recomendado, conforme explicamos.

Em alguns casos de lesões por acidentes ou após uma operação da coluna, pode ser necessário usar o corretor postural para que a recuperação ocorra da maneira mais apropriada. Assim, o pós-operatório será mais confortável e você poderá voltar a realizar as suas atividades o mais breve possível.

O melhor corretor é aquele que atende às suas necessidades. Em geral, os magnéticos têm melhores resultados, mas aparecem por baixo da roupa. Quem precisa usar o aparato fora de casa pode preferir outros modelos.

O ideal é fazer uma avaliação médica para averiguar o diagnóstico do seu problema e analisar o melhor tipo de corretor postural ou colete para postura. Ao comprar o produto, avalie a qualidade do material usado no sistema de ajuste, pois um encaixe perfeito é essencial para a eficácia na correção da postura — assim como a regularidade do uso.

A Ortoponto tem diversos modelos de corretor postural disponíveis para venda. Acesse o nosso site e confira agora mesmo!

Nenhum post encontrado