Saúde
Operação no joelho: saiba como funciona e os cuidados pós-cirurgia

Operação no joelho: saiba como funciona e os cuidados pós-cirurgia

Você já reparou o quanto movimentamos o nosso corpo? Estamos sempre em movimento e o resultado, muitas vezes, é a sobrecarga de algumas regiões. Quando isso acontece, algumas dores, como a famosa dor nas costas, surgem e comprometem o bem-estar. As articulações, por exemplo, sofrem muito impacto. E é diante desse quadro que a operação no joelho pode se tornar uma possibilidade.

Quer saber mais sobre esse tipo de operação? Então é só continuar acompanhando este texto.

Como é a estrutura do joelho? E a sua função?

Formado por um conjunto de estruturas que trabalham em conjunto, o joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Devido à anatomia, tem pouca estabilidade, o que justifica o papel desempenhado pelas estruturas, que visa a estabilização.

É possível identificar dois tipos de estabilizadores: os estáticos e os dinâmicos. Enquanto o primeiro é conferido pelos ligamentos meniscos e pelas estruturas ósseas, o segundo é conferido pela musculatura. Além de permitir o movimento, o joelho também suporta o peso do corpo.

A mobilidade dessa articulação é indispensável para atividades como sentar, correr, andar e ficar de pé.

O que causa as dores?

Infelizmente, muitas lesões afetam o joelho. As mais comuns são as torções, contusões, traumas e também o próprio desgaste. Na maioria dos casos, a dor é consequência do uso excessivo da região, ou ainda do preparo incorreto para atividades físicas.

Além disso, a falta de estabilidade das estruturas, a sobrecarga por sobrepeso e o desalinhamento dos membros inferiores também causam dor.

Quando a cirurgia é indicada?

O tratamento para dor/lesão no joelho, em muitos casos, é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, prescritos por um médico. Fisioterapia também é um recurso utilizado e eficiente. No entanto, há quadros em que a operação no joelho é a única capaz de tratar o problema. São os casos em que os tratamentos chamados conservadores não resolvem a dor/lesão.

As estruturas mais lesionadas são os meniscos, os ligamentos e também as cartilagens. Já as operações no joelho mais comuns são:

Artroscopia

Classificada como endoscópica invasiva, o procedimento pode ser usado para examinar e também para tratar os problemas na articulação do joelho.

Artroplastia

Essa intervenção cirúrgica visa reconstruir as partes danificadas da região.

Substituição total do joelho

Realizado especialmente em pessoas mais idosas, o procedimento visa remover a estrutura danificada, que é substituída por um material de metal ou plástico.

Cirurgia do joelho parcial

Ao contrário do procedimento acima, esse remove apenas parte da estrutura danificada.

Ressecção

A principal característica é a remoção de parte do tecido, tensão ou osso danificado.

Cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

É uma cirurgia que ajuda a manter a estabilidade da articulação ao envolver um ligamento importante do joelho.

Clique aqui e conheça a Joelheira Articulada Ortopédica com Faixas e Dobradiças Ajustáveis.

Quais os cuidados recomendados para o pós-operatório?

Independentemente do tipo de operação no joelho indicada e realizada, o pós-operatório é um momento importante e que requer uma série de cuidados, seja com adoção de novos hábitos ou com o uso de produtos ortopédicos. Resumindo: para uma boa recuperação, é fundamental seguir algumas recomendações. As mais comuns são:

Não faça esforços exagerados

Conseguir ficar em pé não é motivo para pegar pesado. Dê tempo para o seu corpo se recuperar, afinal, o descanso é fundamental não só para a recuperação, mas para evitar danos futuros.

Siga as orientações do(a) fisioterapeuta

Afinal, o objetivo da fisioterapia é recuperar a amplitude do movimento. Além disso, ajudará na redução do inchaço. Frequentemente, as atividades são divididas de duas formas: dentro e fora da clínica/consultório. Assim, é importante relembrar sempre as recomendações dos profissionais, mesmo quando estiver em casa.

Não se apoie sobre o joelho

Evite isso especialmente na hora de dormir. Outro hábito muito comum que deve ser evitado é a colocação de almofadas embaixo do joelho, ao menos que tenha indicação profissional.

A operação no joelho vem se mostrando uma alternativa repleta de vantagens para quem enfrenta dores na região. Afinal, desde que feita com os devidos cuidados no pré e pós-operatório, pode restaurar não só o joelho, mas também a qualidade de vida.

As informações foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter para receber os próximos textos na sua caixa de entrada!

Nenhum post encontrado