Fisioterapia
Não perca 6 dicas de ouro sobre como tratar tornozelos inchados

Não perca 6 dicas de ouro sobre como tratar tornozelos inchados

Você sabe como tratar tornozelos inchados? Se esse problema costuma aparecer no seu dia a dia, torna-se indispensável conhecer as formas de amenizá-lo. Geralmente, ele não está associado a quadros de saúde mais graves, porém, identificar sua causa ajuda no tratamento correto e a evitar enfermidades como a trombose.

Os principais fatores que provocam o inchaço são a má circulação, torções e lesões. Por ser bastante desconfortável devido ao peso que causa, trouxemos neste post algumas dicas que ajudarão a amenizá-lo. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

1. Descanse com as pernas para cima

A má circulação impede que o sangue siga seu percurso adequado e fique acumulado em regiões como o tornozelo. Desse modo, deitar-se com as pernas elevadas permite a manutenção do fluxo sanguíneo contínuo pelo organismo. Essa prática deve ser feita, principalmente, por pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas e notam o inchaço.

Para realizá-la, o ideal é colocar algumas almofadas debaixo das pernas e dos pés, além de estar com roupas leves e confortáveis. Assim, previne-se os tornozelos inchados, as varizes e o esforço maior de determinadas partes do corpo.

2. Faça massagem

Massageie bastante o local afetado com movimentos leves no sentido horário e anti-horário. Uma boa dica para conseguir resultados mais eficazes é utilizar um aparelho massageador.

Estabilizador de tornozelo com talas

3. Use meias de compressão

As meias de compressão têm o objetivo de reduzir a pressão nas pernas e fortalecer a parede das veias. A partir disso, é possível não só reduzir o edema como também melhorar a sensação de peso, o que proporciona uma série de benefícios. Veja:

• aumenta a qualidade de vida;
• aprimora o desempenho nas atividades cotidianas;
• diminui o cansaço dos membros inferiores;
• reduz os riscos de trombose.

Existem diversos modelos, cores e tamanhos de meias de compressão. Se você possui dúvidas sobre qual utilizar, é interessante consultar um especialista para que ele possa dizer qual o modelo mais indicado para o seu caso.

4. Beba muita água

A ingestão de uma boa quantidade de água diariamente ajuda na eliminação das toxinas do organismo e, consequentemente, torna-se um ótimo agente de como tratar tornozelos inchados. Por esse motivo, consuma, no mínimo, 2 litros desse líquido por dia para deixar o corpo desintoxicado e hidratado.

5. Trate com gelo

Ao notar que seu tornozelo está inchado, faça compressas de gelo duas vezes ao dia até que o quadro melhore. Caso você note que o inchaço não diminuiu, procure um médico para uma consulta.

6. Tenha uma boa alimentação

Uma rotina alimentar repleta de comidas industrializadas, frituras, gorduras e excesso de sódio causa a retenção de líquidos, que leva ao inchaço. Portanto, uma das melhores maneiras de cuidar desse problema é por meio da adoção de bons hábitos alimentares.

Agora que você já sabe como tratar tornozelos inchados, não esqueça que a recuperação é gradativa e requer uma boa frequência dos cuidados citados. Para ajudar nesse processo, géis massageadores e bolsas para compressa fria são boas opções.

E aí, gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam as dicas para o tratamento de tornozelo inchado!

Nenhum post encontrado