Saúde
Veja como cuidar da pressão alta e os principais sintomas

Veja como cuidar da pressão alta e os principais sintomas

Pesquisas apontam que a hipertensão é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil. A pressão alta, de acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, mata mais de 388 pessoas por dia. Nesse contexto, é importante não negligenciar os sintomas da pressão alta e tomar todos os devidos cuidados para manter a pressão arterial sempre sob controle!

Ao contrário do que muita gente pensa, a hipertensão é uma doença perigosa, pois quando os sintomas começam a se manifestar, significa que a enfermidade já está instalada no paciente há bastante tempo e, possivelmente, já comprometeu o funcionamento de alguns órgãos. Por isso, é muito importante saber como cuidar da pressão alta.

Neste artigo, mostraremos o que você precisa saber sobre a hipertensão, suas principais causas e sintomas. Também mostraremos como medir a pressão arterial corretamente e como controlar a doença. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é pressão alta?

Pressão alta, tecnicamente conhecida como hipertensão, é uma doença crônica e consiste na elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. De forma simplificada, a hipertensão faz com que o coração exerça mais esforço do que o normal para realizar a distribuição correta do sangue no corpo. Ela está entre os maiores fatores de risco para problemas como:

• Enfarte;
• Acidente vascular cerebral;
• Aneurisma arterial;
• Insuficiência renal e cardíaca.

A pressão alta, inclusive, não é uma doença recorrente apenas entre os idosos. É preciso estar atento, pois o Ministério da Saúde já indicou que 49,5% dos entrevistados entre 49 e 54 anos, pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, informaram ser hipertensos.

Ao mesmo tempo, se engana quem pensa que os jovens não devem se preocupar com a pressão arterial. Uma reportagem do Portal Uol, por exemplo, relata casos de pressão alta em jovens, adolescentes e até crianças. Muito embora seja mais incomum – no caso das crianças é raro -, o desenvolvimento da hipertensão precoce é possível, já que a hipertensão pode, sim, estar relacionada ao histórico familiar.  

Ou seja: a genética pode influenciar no desenvolvimento da pressão alta. Então fique atento! Caso seus familiares sejam hipertensos, vale um acompanhamento com especialista desde cedo para garantir tratamento e controle adequados!

Quais são as causas da pressão alta?

De acordo com o Ministério da Saúde, em 90% dos casos, a doença é herdada pelos pais. Entretanto, a pressão alta também pode ser desenvolvida por meio de uma rotina pouco saudável e outros fatores que influenciam, direta ou indiretamente, os níveis de pressão arterial. Confira alguns a seguir:

• Estresse;
• Obesidade;
• Fumo;
• Sedentarismo;
• Alterações no colesterol;
• Consumo de bebidas alcoólicas;
• Consumo elevado de sal;
• Falta de atividade física;
• Níveis altos de colesterol.

Além dos fatores citados, sabe-se também que a incidência de hipertensão é maior em diabéticos, pessoas negras e com o aumento da idade. No caso da hipertensão em pessoas negras, é preciso ter em mente que ainda não há uma comprovação sobre as questões étnicas, mas está relacionada, possivelmente, às questões socioeconômicas.

Todos esses pontos que citamos acima contribuem com o endurecimento dos nossos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue pelo nosso corpo e faz com quem o coração precise de muito mais força para garantir a circulação.

Outro caso comum é a pressão alta na gravidez, tema da nossa próxima seção.

Pressão alta na gravidez

Também conhecida como pré-eclampsia, a hipertensão na gravidez requer um acompanhamento cuidadoso para cuidar da mãe e do bebê. Este monitoramento é importante, pois a pressão alta na gravidez pode:

• Diminuir o fluxo sanguíneo para a placenta – fazendo com que o bebê receba menos oxigênio e menos nutrientes;
• Causar o deslocamento da placenta – ocasionando sangramento intenso e colocando em risco a vida da mãe e do bebê;
• Lesionar outros órgãos – como cérebro, coração, pulmões, rins, fígado e outros órgãos importantes. Em casos graves, pode ser fatal.
• Parto prematuro – às vezes, um parto prematuro é necessário para prevenir complicações potencialmente fatais quando você tem pressão alta durante a gravidez.

Caso você esteja grávida, o melhor que você pode fazer é conversar com o seu obstetra e cumprir todas as consultas do pré-natal. Evite fumar, álcool, drogas ilícitas e a automedicação.

Quais são os sintomas da pressão alta?

A verdade é que uma parcela considerável da população já possui pressão alta e não se dá conta disso. Isso ocorre porque, em geral, a pressão alta não apresenta sintomas, apenas quando ela já está em um estágio mais avançado. Assim, a melhor maneira de você saber se é hipertenso, é fazendo um checkup regularmente e acompanhar a sua pressão.

Por outro lado, quando há uma grande elevação da pressão arterial, podemos citar os seguintes sintomas:

• Tonturas;
• Visão embaçada;
• Dor de cabeça;
• Fraqueza;
• Dores no peito;
• Fadiga;
• Confusão;
• Zumbido no ouvido;
• Sangramento nasal.

Caso você tenha esses sintomas, é importante procurar um médico. Se sentir dor no peito, é importante ir imediatamente ao pronto socorro, pois pode ser hipertensão e acarretar em um ataque cardíaco ou derrame.

Você também pode ter uma crise hipertensiva. Para saber o que fazer, tente medir a sua pressão. Se ela estiver acima de 18 por 12, descanse por 5 minutos e tente mais uma vez. Se ainda assim ela estiver muito alta, vá ao médico imediatamente ou ligue para o 192.

Como cuidar e controlar a pressão alta?

Primeiramente, é importante destacar que a hipertensão não tem cura ou tratamento, contudo, pode ser controlada. Apenas após uma avaliação médica é que será determinado o melhor método para cada pessoa.

O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui gratuitamente as medicações para controle de hipertensão por meio do programa Farmácia Popular e suas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para obter os remédios, é preciso apresentar um documento de identificação com foto (RG ou CPF) e uma receita médica dentro do prazo de 120 dias. Tanto um médico do SUS quanto um médico que atenda em clínicas privadas pode emitir a receita.

Além dos remédios, é preciso ter atenção a sua rotina. Os medicamentos não terão muito efeito se você seguir sedentário, fumante, com consumo exagerado de sal, entre outros fatores que já explicamos anteriormente. Para controlar a pressão alta, é importante praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, fazer acompanhamento médico com uma certa regularidade, evitar o estresse e ter momentos de descanso e lazer.

Esses cuidados irão auxiliá-lo não apenas no controle da pressão alta, mas também na prevenção de outras doenças e até no aumento da sua saúde e bem-estar de maneira mais ampla.

Hábitos que ajudam a controlar e prevenir a pressão alta

Nós já falamos sobre alguns desses hábitos e como eles impactam em nossa saúde. Por isso, nesta seção, preparamos algumas dicas para quem quer começar a ter uma vida mais saudável e se prevenir ou controlar a hipertensão. Além disso, você pode conferir alguns vilões que podem ser fatais para a sua saúde!

Faça exercícios regularmente: não importa se você vai começar com 10 minutos por dia. Apenas comece. Faça uma caminhada, um alongamento, dance a sua música favorita, dê uma volta no quarteirão. Aos poucos, vá aumentando o tempo e a frequência das atividades.
Alimentação saudável: não é clichê! A alimentação saudável pode, sim, ser saborosa! Evite o consumo excessivo de sal e sódio. A comida não fica sem gosto! Prefira o sal do Himalaia, ervas, alecrim, manjericão, alho e cebola. Essas são algumas ótimas opções para substituir!
Peso: se você estiver acima do peso, perder 4 ou 5kg já podem fazer toda a diferença para o seu corpo e na sua pressão arterial. Além de diminuir problemas como colesterol e diabetes.
Relaxe: sim! Pratique técnicas de relaxamento, descanse, assista uma série na Netflix, faça uma pausa, tenha um tempo com quem você ama. Isso é importante para a sua saúde, ainda mais agora que estamos vivendo em um momento muita ansiedade!

Maus hábitos para a pressão alta

Vamos, agora, aos vilões da pressão alta! São eles:

Bebidas: não, isso não significa que você precisa cortar toda a bebida alcóolica da sua vida. É importante, apenas, ter limite. Não faz mal você beber com os amigos de vez em quando, mas beber todos os dias já pode ser um alerta amarelo.
Sono: não cuidar da qualidade do sono também pode afetar a sua pressão arterial! Se você tiver apneia, as chances também aumentam consideravelmente.
Obesidade: é claro que nem toda pessoa acima do peso é uma pessoa com péssima saúde, mas é fundamental fazer acompanhamento médico e fazer um checkup. A obesidade pode, sim, facilitar o desenvolvimento de algumas doenças. Apenas se cuide, vá ao médico e seja gentil com o seu corpo, ok?

Como medir corretamente a pressão arterial?

Antes de concluirmos este conteúdo sobre como cuidar da pressão alta, vale destacar que a medição da pressão arterial, para ser realizada corretamente, exige alguns cuidados.

O primeiro ponto que você precisa saber é que os valores saudáveis de pressão são 12 por 8. Para detectar esse número não basta colocar o braço no esfigmomanômetro (aparelho que faz aferição da pressão arterial). A seguir, mostraremos as medidas que você deve ter para chegar um número preciso e confiável:

• Não faça exercícios físicos ou tome café por pelo menos 30 minutos antes do exame;
• Certifique-se de estar com a bexiga vazia;
• Sente-se em uma cadeira confortável e com suporte para as costas;
• Suba a manga da camisa e deixe o braço livre;
• Permaneça parado nessa posição por dois ou três minutos e fique relaxado;
• Mantenha o braço esticado e apoiado em uma superfície reta;
• Não converse com as pessoas durante a medição;
• Repita o procedimento duas vezes, com um intervalo de pelo menos dois minutos;
• Certifique-se de que o aparelho está calibrado e tem o selo do INMETRO e as devidas garantias.

Como você pôde contemplar neste artigo sobre como cuidar da pressão alta, é possível aferir a pressão arterial e se manter informado sobre os valores em sua própria casa, utilizando aparelho de pressão comum. Além disso, mostramos as causas e sintomas dessa doença que exige cuidados específicos para que o paciente tenha mais qualidade de vida.

Quer saber mais sobre como funciona um aparelho de medição de pressão arterial? Então clique aqui para conhecer nossos modelos e adquirir o ideal para você!

Nenhum post encontrado