Saúde

Não consegue dormir? Saiba o que fazer quando se está com insônia

Não conseguir dormir, passar horas virando para lá e para cá na cama, acordar no meio da noite e não pegar mais no sono ou ficar andando pela casa durante a madrugada sem conseguir descansar. Essas são as características da insônia, um problema que atinge muitas pessoas, principalmente neste momento de pandemia.

A necessidade do distanciamento social e a tensão causada pelo medo da doença afetaram o sono de milhares de pessoas. Em abril, por exemplo, as pesquisas no Google por “remédio para insônia” aumentaram em 130%. Diante dessa situação, resolvemos organizar o texto a seguir para ajudá-lo a entender o que fazer quando se está com insônia. Acompanhe!

O que causa a insônia?

Não conseguir dormir mesmo quando se está com sono e cansado pode ser um distúrbio do ciclo do sono que afeta o humor, a capacidade de raciocínio e também a produtividade. É importante entender que nem sempre a insônia é causada pela falta de sono. Muitas pessoas, ainda que estejam exaustas e até bocejando, quando deitam na cama ao fim do dia, não conseguem dormir, ou então dormem muito pouco e ficam acordando ao longo da noite.

Existem diversos fatores que podem causar a insônia e não são notados ao longo do dia. Por isso, em certos casos, é necessário fazer uma investigação mais aprofundada, recorrendo a consultas com especialistas. Contudo, algumas causas mais comuns podem ser elencadas, como:

• transtorno de ansiedade;
• depressão;
uso excessivo do celular;
• acúmulo de trabalho;
• má alimentação;
• excesso no consumo de álcool, cigarro ou drogas;
• doenças nos ossos;
• dores musculares;
• problemas hormonais.

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Como combatê-la?

Embora sejam diversos os motivos que podem causar a insônia, de maneira geral, é possível combatê-la com a mudança de alguns hábitos cotidianos, que propõem higienizar o sono. A seguir, listamos o que fazer quando você está com insônia. É bem provável que, adotando essas práticas ao longo da rotina, a qualidade do sono melhore em pouco tempo. Veja só!

Regule os horários de sono

Procure adotar horários regulares de sono, ou seja, organizar sua rotina para que você levante e vá dormir habitualmente nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana.

Evite dormir durante o dia

Aquele cochilo depois do almoço pode ajudar na disposição. Contudo, se ele for muito prolongado, por exemplo, maior do que 30 minutos, pode prejudicar o sono da noite.

Faça atividades físicas regularmente

A prática de atividade física é fundamental para uma boa saúde, e isso inclui a saúde do sono. Contudo, para não causar agitação, o ideal é fazer exercícios até seis horas antes de dormir.

Tenha um lugar aconchegante para dormir

Lugares muito iluminados, barulhos ao longo da noite ou uma cama e travesseiro desconfortáveis podem ser muito prejudiciais ao sono. Portanto, procure criar um ambiente tranquilo e aconchegante na hora de dormir.

Cuide da saúde mental

Outro ponto importante, ainda mais em tempos de pandemia, é cuidar da saúde mental. Evite excesso de notícias traumáticas e fique desligado das redes quando chegar o fim do dia. Assim, você evita estresses e tensões desnecessárias.

Saber o que fazer quando se está com insônia é muito importante, pois a saúde do sono reflete em todos os outros aspectos de nossa vida. Com as dicas que demos aqui, é bem provável que você melhore sua qualidade de sono. Contudo, caso a insônia ainda persista, lembre-se de procurar ajuda profissional, pois muitas vezes o distúrbio do sono é causado por questões mais profundas.

Gostou das dicas sobre como combater a insônia? Quer saber mais sobre como alcançar uma boa saúde do sono? Então, confira nosso texto que trata da importância do sono para a qualidade de vida.

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