Veja 7 doenças que mais afetam a saúde do homem

Existem diversas doenças que aparecem da mesma forma em homens ou em mulheres. No entanto, algumas delas, por motivos genéticos ou comportamentais, podem ser consideradas mais específicas para os homens.

Nesse post, iremos mostrar quais são algumas dessas doenças que afetam mais a saúde do sexo masculino. Leia e compartilhe com todos os homens que você conhece!

Prevenção e o Novembro Azul

Antes de entrar no assunto doenças que acometem os homens, vamos falar da questão da prevenção. Isso porque em geral, eles não buscam fazer exames preventivos para detectar qualquer problema de saúde.

Por conta disso, foi que surgiu a campanha de conscientização Novembro Azul. O seu carro-chefe é o câncer de próstata, mas ela também considera outras doenças que acometem o sexo masculino.

O Novembro Azul é muito importante para conscientizar os homens a fazer exames preventivos todos os anos. Isso é uma questão de saúde pública. Quando os homens se convencerem da importância dos exames preventivos, muitos problemas podem ser evitados ainda no começo.

Doenças que mais afetam a saúde dos homens

O homem é mais suscetível a diversas doenças por conta de questões genéticas e, até mesmo, comportamentais. Existem até aquelas que são exclusivas do sexo masculino, como veremos a seguir:

Doenças cardiovasculares

Os homens que tem até 50 anos de idade sofrem mais com as doenças cardiovasculares do que mulheres nessa mesma faixa etária. Isso acontece devido à suscetibilidade masculina em desenvolver alguns tipos de males, como o alcoolismo, a hipertensão arterial, o sedentarismo, o colesterol alto, a obesidade e a diabetes, por exemplo.

No que concerne às doenças cardíacas, as que são mais comuns entre os homens são o acidente vascular cerebral (AVC), a angina e o infarto do miocárdio.

Tudo isso está muito ligado aos fatores comportamentais dos homens, como o excesso de consumo de cigarro e de álcool e a falta de atividade física. Além disso, em muitos casos, eles não têm uma dieta regular. Sua alimentação costuma ter como base alimentos industrializados.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças cardiovasculares são a segunda causa principal de mortes de homens no mundo. E essa situação tende a crescer até 2030.

Depois dos 40 anos de idade, o consenso médico aponta que os homens precisam fazer exames cardiovasculares rotineiramente. Além disso, precisam incorporar hábitos saudáveis em sua vida, como uma mudança na alimentação e começar a praticar exercícios regularmente, como forma de prevenção dessas formas de patologias.

Diabetes

A diabetes é uma patologia silenciosa que tem alcançado cada vez mais os homens, tanto no Brasil quanto no mundo. E mais uma vez ela está relacionada a hábitos que não são nada saudáveis. Mais de 90% dos casos de diabetes tipo 2 tem relação com esses comportamentos.

Assim como no caso das doenças cardiovasculares, a diabetes tem como causas o consumo incorreto de alimentos ricos em gorduras e calorias, além da falta de atividade física. A diabetes, inclusive, está relacionada com o surgimento de outras doenças e disfunções nos homens, inclusive a erétil.

Obesidade

Para ser considerada obesa, uma pessoa precisa desenvolver um grande aumento de gordura corporal. Esse sobrepeso acaba se tornando um gatilho para que apareça um conjunto de outras patologias. Principalmente, aquelas que são de ordem cardiovascular.

Em diversos países, a obesidade é considerada uma epidemia entre os homens que estão acima dos 40 anos. Os Estados Unidos são um exemplo deles. Isso acontece, principalmente, por causa do padrão alimentar nesses lugares, que é rico em carboidratos e gorduras. Segundo a OMS, esse problema atinge uma população de quase dois bilhões em todo o planeta.

Andropausa

Essa é uma daquelas doenças que somente acomete os homens. Ela é uma condição hormonal que é muito comum em homens entre os 40 e os 50 anos. De maneira geral, a andropausa está ligada à redução do nível de testosterona no sangue. Isso acaba causando diversos sintomas peculiares a essa condição. No entanto, eles são prejudiciais à qualidade de vida dos homens.

Dentre esses sintomas estão a insônia, a perda da libido, a irritabilidade, a depressão, a calvície, a ansiedade, o cansaço em excesso e à dores.

Disfunção erétil

Outro problema ligado apenas aos homens. É um tipo de mal que perturba muito os homens, pois ela atrapalha a ereção no ato sexual. A disfunção erétil é de fácil tratamento. Ela pode ser causada por vários problemas de ordem psicológica ou física.

Por conta disso, os profissionais de saúde devem estar atentos ao verdadeiro problema causador da condição. No entanto, se um médico não for procurado logo, a disfunção erétil pode se agravar com o tempo.

A disfunção erétil, muitas vezes, pode estar relacionada com problemas que vão desde a obesidade até a circulação do sangue, como foi registrado em diabéticos e hipertensos. Por isso, os médicos deverão estar cientes de qualquer limitação sexual que forem infligidas aos homens que estejam sofrendo com problemas vasculares.

Câncer de próstata

Mais uma doença exclusivamente masculina. Como mencionado anteriormente, ela é o símbolo da campanha de conscientização Novembro Azul. O câncer de próstata é o segundo tipo mais mortal entre a população masculina. Ele só perde mesmo para o câncer de pulmão.

No entanto, felizmente, caso seja diagnosticado de maneira precoce, as chances de cura são enormes. Isso inclui a possibilidade de não haver recidiva.

Sendo assim, é preciso que os homens realizem os exames anuais de rotina após os 45 anos. O chamado toque retal, por exemplo, evita que a doença progrida e que alguma metástase atinja os órgãos vitais masculinos.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão, já mencionado no item acima, atinge praticamente duas vezes mais homens do que as mulheres. A maior parte dos casos se relaciona ao tabagismo. Os sintomas principais desse mal podem ser a tosse constante, uma dor no tórax, escarros que contenham sangue e falta de ar.

Gostou deste post? Agora que você conheceu as doenças que mais afetam a saúde dos homens, leia outro artigo com tema semelhante em nosso blog. Deixe seu comentário e se inscreva em nossa newsletter para receber atualizações!