Saúde
Dia Nacional de Combate ao Fumo: confira os benefícios de parar de fumar

Dia Nacional de Combate ao Fumo: confira os benefícios de parar de fumar

Os benefícios de parar de fumar devem ser exaltados no Dia Nacional de Combate ao Fumo. Comemorada em 29 de agosto, a data tem o intuito de reforçar as práticas nacionais de mobilização e sensibilização da população em relação aos impactos econômicos, sociais, ambientais e políticos causados pelo uso do tabaco.

Com base nisso, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986 pela Lei Federal 7.488. Por meio desta ação, a legislação inaugurou uma normatização direcionada ao controle do tabagismo, considerando-o uma das mazelas da saúde coletiva.

Por que é importante largar o cigarro?

Os benefícios de parar de fumar são apontados por diversas instituições que movem esforços e ações para combater o tabagismo. Um exemplo encontra-se nos relatórios desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, de acordo com a entidade, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta.

Essa mazela social é responsável por cerca de 63% dos óbitos referentes às doenças crônicas não transmissíveis. Com base nisso, pode-se afirmar que o consumo do cigarro está fortemente relacionado a:

• 85% dos óbitos por doença pulmonar crônica. Entre elas estão o enfisema e a bronquite;

• 30% das mais variáveis formas de câncer, que afetam órgãos como pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, rim, bexiga, pâncreas, colo de útero, fígado e estômago;

• 25% das patologias cerebrovasculares, como o acidente vascular cerebral;

• 25% das doenças cardíacas, representadas fortemente pelo infarto e pela angina;

• risco para o surgimento de outras patologias, como infecções respiratórias, tuberculose, úlcera gastrintestinal, catarata, osteoporose, impotência sexual e infertilidade, entre outras doenças que demandam o mesmo nível de preocupação.

Esses dados indicam vários benefícios de parar de fumar. É preciso ter em mente que o tabagismo é responsável pelo óbito de milhões de pessoas anualmente. Se essa tendência continuar, em 2030, o tabaco matará aproximadamente oito milhões de indivíduos a cada ano.

Produtos para bem-estar

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Os benefícios de parar de fumar são inúmeros. Deste modo, quebrar a dependência do cigarro pode não parecer uma tarefa fácil, por se tratar de um vício. Entretanto, vale à pena todos os esforços para se livrar do tabagismo, pois as vantagens podem ser surpreendentes.

Assim, a cada ano que uma pessoa passa longe dos cigarros, as chances de doenças graves são reduzidas. Entre elas estão os problemas respiratórios, as patologias cardiovasculares, bem como diversos tipos de câncer. No entanto, é importante ressaltar que, inicialmente, alguns riscos continuam eminentes.

Por alguns anos após o abandono dos cigarros, os fumantes ainda apresentarão maiores chances de adquirir uma doença pulmonar ou cardíaca se comparado aos indivíduos não fumantes. A boa notícia é que, sim, é possível eliminar esses danos! Pouco depois de largar os cigarros, os ex-fumantes poderão perceber algumas melhoras relacionadas ao estado de saúde.

Como dissemos, os benefícios completos podem demandar alguns anos até que sejam sentidos no organismo, mas essa realidade não é motivo de desânimo. Muito pelo contrário: as chances de adquirir as doenças cardiovasculares são reduzidas em cerca de 50% já após um ano sem o consumo do cigarro.

Os bons resultados não param por aqui! Veja outros benefícios de parar de fumar a seguir.

Reduz as chances de câncer no pulmão

Após dez anos longe dos cigarros, o ex-fumante reduzirá pela metade as chances de sofrer com câncer no pulmão. Depois de 20 anos, os riscos de adquirir essa patologia serão diminuídos para um nível semelhante ao dos não fumantes.

Melhora a frequência cardíaca

A frequência cardíaca voltará ao normal cerca de 20 minutos após o abandono do tabagismo. Tal como a pressão arterial e a temperatura das mãos e dos pés.

Melhora a qualidade do sangue

Depois de oito horas, é possível perceber a normalização no nível de monóxido de carbono. Além disso, ocorre uma elevação no teor de oxigenação sanguínea.

Reduz o risco de ataque cardíaco

Um dos grandes benefícios de parar de fumar pode ser percebido em relação aos riscos de ataque cardíaco. Assim, as chances de sofrer com essa patologia reduzem significativamente já após 24h longe do consumo do tabaco.

Aumento da capacidade pulmonar

A capacidade pulmonar eleva em cerca de 30% depois de 72h. O processo de respiração também apresenta melhora.

Regeneração das terminações nervosas

As terminações nervosas entram em um processo de regeneração após 48 horas sem fumar. Dessa forma, os sentidos do olfato e do paladar apresentam melhores funcionalidades.

Os brônquios se normalizam

A movimentação circular dos brônquios tendem a retornar ao estado normal, limpando, assim, os pulmões e diminuindo as chances de infecções respiratórias.

É mais fácil caminhar

Depois do período de duas semanas, o ex-fumante conseguirá caminhar mais fácil devido ao processo de elevação da circulação sanguínea.

Melhora a qualidade da respiração

A atividade respiratória melhorará em cerca de um a nove meses longe dos cigarros, bem como a redução das tosses, da fadiga e da congestão nasal.

Aumento da capacidade física

Outro dos grandes benefícios de parar de fumar encontra-se no aumento da capacidade física e da energia corporal.

Melhora a aparência da pele

A decisão de parar de fumar influencia diretamente na aparência da pele. O aspecto ficará mais jovial e menos enrugado se comparado com outros fumantes.

Maior economia

Pense no volume de dinheiro que é consumido todos os meses na compra de cigarros. Não é pouco, certo? Ao parar de fumar, será possível investir essa quantia em outros prazeres da vida ou, quem sabe, no suprimento de outras necessidades.

Diminui os impactos ambientais

Do processo de cultivo até o consumo, o tabaco afeta o solo, o ar e a água, além de estimular as atividades de desmatamento. Entretanto, o principal impacto ambiental relativo à fumicultura consiste na contaminação do ar por meio da aplicação de agrotóxicos, que são pulverizados e carregados pela corrente de vento.

Além disso, os procedimentos de queima da madeira para a secagem das folhas acarretam na emissão de partículas tóxicas para a atmosfera, comprometendo, assim, a qualidade de vida de toda a sociedade.

Como você pode perceber, são vários os benefícios de parar de fumar. Tenha em mente que ao largar o cigarro, o indivíduo contribuirá para a saúde individual, coletiva e ambiental. Viva melhor! Procure ajuda e pare de fumar! Aproveite também e siga a Ortoponto no Instagram. Lá, você fica por dentro das novidades em saúde e bem-estar.

Nenhum post encontrado