Saúde
Bolsa de colostomia: conheça os mitos e verdades sobre o assunto

Bolsa de colostomia: conheça os mitos e verdades sobre o assunto

A bolsa de colostomia é uma ferramenta médica recomendada ao paciente que realiza a cirurgia de colostomia. Para quem ainda não sabe, a cirurgia de colostomia é um procedimento que consiste na abertura do cólon, que é a parte longa do intestino grosso, por meio da parede abdominal.

É, assim, uma cirurgia que exige cuidados especiais no intestino, principalmente na parte final, razão pela qual a bolsa é recomendada a fim de que a região cicatrize sem qualquer complicação.

No entanto, o uso da bolsa de colostomia é permeado por muitos mitos. Cientes disso, preparamos este conteúdo para abordar os principais mitos e verdades com o objetivo de desconstruir (e fortalecer as verdades) algumas ideias em torno desse importante acessório para cuidado. Por isso, acompanhe o texto!

Quem usa bolsa de colostomia precisa de roupas especiais?

Mito. Muitas pessoas quando tomam ciência de que vão utilizar a bolsa de colostomia por um tempo, imaginam que também vão ter que comprar roupas especiais, que sejam capazes de se adequarem à nova realidade.

Então, ainda que não seja pecado algum comprar roupas, saiba que isso é um mito. A bolsa de colostomia é bem fina e fica fixada ao corpo, ajustando-se perfeitamente a qualquer tipo de roupa. Assim, não há necessidade alguma de alimentar a ideia de que você deve comprar roupas especiais.

Bolsa de colostomia

É verdade que a bolsa de colostomia deve ser higienizada de forma diária?

Verdade. A higienização é uma atividade obrigatória não apenas no caso da bolsa de colostomia, mas para qualquer processo que a exija. Com isso, queremos dizer que dessa vez estamos diante de uma verdade.

A bolsa de colostomia deve ser higienizada diariamente. Recomenda-se que isso seja feito utilizando água. Porém, a troca do compartimento utilizado para recepcionar os líquidos deve ser trocada apenas de quatro em quatro dias. No entanto, ainda que essa seja a regra, é importante considerar as necessidades de cada pessoa.

A exceção a essa regra, são as bolsas de colostomia descartáveis, onde não há necessidade de higiene. Nesses modelos, após encher, você deve realizar o descarte do produto.

A bolsa de colostomia provoca um cheiro ruim em ambientes?

Mito. Sem dúvida alguma, esse é um dos mitos mais difundidos entre aqueles que não conhecem bem a bolsa de colostomia, mas que apenas reproduzem uma falácia. Então, a bolsa de colostomia tem suas extremidades fechadas, de maneira a não deixar passar qualquer odor.

No entanto, é muito importante que o usuário faça a higienização da bolsa de colostomia diariamente, ou melhor, de acordo com as recomendações do fabricante. Assim, a bolsa cumprirá com função sua tarefa.

Caso o usuário não faça a higienização adequada e diária da bolsa de colostomia, é possível sim que ela exale um odor não agradável.

Quem usa bolsa de colostomia deve beber pouca água?

Mito. Outro mito também disseminado entre aqueles que não sabem muito sobre a bolsa de colostomia é o de que o usuário dessa ferramenta deve beber pouca água para não enchê-la.

Saiba que o uso da bolsa de colostomia em nada impede que você mantenha seu corpo devidamente hidratado. Afinal, o consumo de água é uma condição vital para que seu organismo funcione adequadamente, deixando você mais saudável.

Inclusive, é recomendado tomar no mínimo 2 litros de água por dia. No caso de prática de esporte, a quantidade de água deve ser até maior, considerando a perda líquida promovida nesse processo.

Quem usa bolsa de colostomia pode praticar esportes ou exercícios físicos?

Verdade. Não só pode, como deve. A prática de exercícios físicos de forma regular traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles podemos destacar: melhora o sistema sanguíneo, melhora a respiração, fortalece os ossos e combate sintomas de problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão.

No entanto, é importante que tenha autorização médica para realizar exercícios físicos. O médico poderá avaliar melhor sua situação e, com base nisso, propor a prática de exercícios físicos mais leves, ou melhor, de acordo com sua realidade.

De uma forma geral, indica-se a prática de exercícios leves, que não provoquem a ruptura da bolsa de colostomia, como caminhada, por exemplo.

É verdade que quem usa bolsa de colostomia não pode ter uma vida sexual ativa?

Mito. A questão acima se trata de um mito. Quando o paciente passa a utilizar bolsa de colostomia, é comum que ele perca o interesse de realizar sexo, até mesmo pela condição apresentada. No entanto, nada impede que ele tenha relações íntimas.

Porém, é importante tomar algumas medidas para evitar determinadas situações. Por exemplo, recomenda-se que o usuário limpe a bolsa de colostomia, deixando-a seca para evitar vazamentos durante o ato.

É igualmente importante que o sexo seja realizado suavemente, ao menos durante o período do uso da bolsa de colostomia.

É verdade que quem usa bolsa de colostomia não deve trabalhar enquanto essa condição durar?

Mito. Quem usa bolsa de colostomia tem que entender que sua vida continua normal como sempre. Com isso, queremos dizer que é possível realizar as atividades diárias normalmente, como ir ao trabalho. Portanto, é mito a ideia de que quem usa bolsa de colostomia não deve trabalhar enquanto essa condição durar.

Porém, assim como no caso da prática de exercícios físicos, é importante redobrar a atenção, como manter a correta higienização da bolsa e evitar qualquer trabalho que possa colocar em risco sua saúde.

Por fim, ainda dentro deste tópico, é super recomendado que o usuário da bolsa de colostomia volte ao trabalho, até mesmo como uma forma de evitar que ele desenvolva sintomas ligados ao estresse, ansiedade e depressão.

É verdade que é possível utilizar a bolsa de colostomia somente quando for evacuar?

Mito. No caso do uso da bolsa de colostomia, nós não temos a capacidade de segurar o processo de evacuação, de sorte que as fezes podem ser expelidas a qualquer momento. Por isso, recomenda-se utilizar sempre a bolsa de colostomia junto ao estoma.

Agora você conhece melhor a bolsa de colostomia e pode se desfazer dos mitos e fortalecer as verdades em torno desse acessório de cuidado.

Inclusive, você pode companhar nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como este. Que tal favoritar nosso site em seu navegador?

Nenhum post encontrado