Bem-estar
Saúde da mulher idosa: 5 cuidados essenciais

Saúde da mulher idosa: 5 cuidados essenciais

É fato que com o passar do tempo o corpo precisa de alguns cuidados a mais. Seja para evitar quedas ou até mesmo para manter o bom funcionamento, algumas atividades precisam ser acompanhadas.

Que a terceira idade é a melhor fase da vida isso todos já sabem. O momento de aproveitar com os netos, de viajar e de se divertir é esse. Porém, outro fato é que o organismo já não é mais o mesmo, demandando atenção especial.

Então, para manter a qualidade de vida, leia o conteúdo completo e confira mais sobre saúde da mulher idosa: 5 cuidados essenciais.

A saúde da mulher idosa

Mesmo que essa seja a idade esperada por muitas, sabemos que inúmeras peculiaridades podem marcar as mulheres após os 60 anos.

Seja por deficiências do organismo ou até mesmo pela imunidade baixa, diversas doenças podem surgir nessa faixa etária da vida e é importante estar preparada para se cuidar, mantendo o organismo em dia, como deve ser.

Assim será mais fácil aproveitar e realizar todos aqueles sonhos que deixamos para depois. Por isso, confira o conteúdo completo e anote algumas dicas que podem te ajudar.

Produtos para bem-estar

Cuide da alimentação

Essa é, sem dúvidas, uma daquelas dicas que devemos levar para o resto da vida. Afinal, o cuidado com os itens que ingerimos pode modificar até mesmo os anos de vida!

Por isso, é essencial manter uma alimentação equilibrada, priorizando o consumo de frutas, verduras e muitos produtos naturais. Tire da lista aqueles itens gordurosos e passe a provar sobremesas e pratos mais naturais. Por mais que seja gostoso comer chocolate e todos os itens industrializados, sabemos que tudo é uma questão de hábito, não é mesmo?

É essencial que a alimentação seja acompanhada por um profissional, responsável por verificar quais nutrientes e vitaminas estão em falta no organismo. Assim será mais fácil repor cada um deles, seja pela alimentação ou até mesmo com a ingestão de vitaminas.

Lembre-se que comer bem é sinônimo de viver bem! Então não deixe de lado o cuidado com tudo aquilo que entra na sua casa e na sua mesa. O equilíbrio é a palavra-chave.

Pratique atividades físicas

Como é gostoso poder desfrutar daqueles minutos de caminhada diária, não é mesmo? Assim como a alimentação, esse é um daqueles hábitos que devem ser seguidos!

Por mais que o cansaço possa surgir, é fundamental estar preparada para levantar e cumprir mais uma etapa do dia, realizando a caminhada com amigas e em um parque de sua preferência, por exemplo.

Além de ser o momento ideal para aproveitar o sol e colocar o assunto em dia, o seu organismo aproveita para se movimentar, sem que você perceba. Além de fazer bem para o físico, essa atividade é capaz de movimentar e melhorar a nossa mente, contribuindo com aquela sensação de prazer e de descanso merecido.

Sendo assim, não deixe de praticar o exercício de sua preferência, incluindo caminhada, natação, yoga e até mesmo pilates. O que importa é colocar o corpo em movimento e aproveitar os benefícios dessa prática

Tenha boas noites de sono

O sono é, sem dúvidas, um dos fatores primordiais para uma boa qualidade de vida. Fato é que uma noite sem descanso pode ocasionar um dia de dores e até mesmo de incômodos. Quem nunca ficou com aquela insônia chata e conviveu com a dor de cabeça e cansaço no dia seguinte? Pois bem, para que essa não seja a sua realidade, é essencial dedicar um tempo ao cuidado do seu sono.

Tenha uma rotina regrada, com horário certo para dormir e acordar. Antes de ir para cama, evite a exposição ao telefone ou televisão. Uma boa dica nessa hora é aproveitar para ler um livro, relaxando a mente e esperando o sono.

Utilizar um bom travesseiro ortopédico também ajuda muito a melhorar a qualidade do sono. Manter um ambiente com temperatura agradável e com pouca luminosidade também contribui e, ainda, podem ajudar na reposição dos nutrientes.

É válido destacar que diversos acidentes que ocorrem na terceira idade, como quedas e queimaduras, são ocasionados por conta da falta de atenção, que pode surgir após uma noite sem sono. Quanto mais você cuidar do seu sono, mais fácil será levar uma vida tranquila, com animo e muita disposição!

Mantenha os laços sociais

É fato que a forma como cada um de nós enxerga a velhice pode ser diferente. Enquanto muitas pessoas agradecem a chegada desse momento, outras perdem o desejo de conviver em sociedade ou até mesmo a vontade de manter a aproximação familiar.

Porém, além de ocasionar sérios problemas psicológicos, com a ausência da família, esse não é o melhor caminho para viver. Por mais que essa seja uma fase de descobertas, com tantas coisas novas, é importante sempre estar próximo daqueles que amamos e que transformam a nossa vida em algo melhor.

Por isso, mantenha a rotina de visita aos filhos e netos, agende viagens com eles e esteja sempre com as amigas. Além de fazer bem para o organismo, essa é a melhor maneira de cuidar da sua mente, ficando cercada de amor. Não tenha vergonha de viver esses bons anos da vida da forma que você sempre sonhou. Independentemente da idade, quem te ama sempre estará com você.

Faça as visitas ao médico

Por último, mas não menos importante, estão as visitas regulares ao médico. Esse especialista será responsável por entender e acompanhar todas as mudanças do seu organismo, dizendo o que pode ou não ser feito para elevar a sua qualidade de vida.

Então, a melhor opção é sempre seguir os conselhos e manter as visitas periódicas, fazendo a avaliação do corpo e da mente para ter uma boa vida. Não deixe de fazer os exames e de tomar todos os medicamentos indicados!

A terceira idade pode ser sinônimo de cuidado e bem-estar, só depende de como você tratará a sua saúde nesses anos.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para seguir a Ortoponto no Instagram. Lá, você fica sabendo de todas as novidades em primeira mão!

Nenhum post encontrado