Saúde
Afinal, o que faz um médico ortopedista?

Afinal, o que faz um médico ortopedista?

Em geral, sabemos que a nossa saúde deve estar em primeiro lugar, especialmente nos dias atuais. Vivemos em pura correria em nossa rotina, que, por vezes, acabamos nos distraindo a ponto de sofrermos algum tipo de acidente ou lesão. Nessas situações, é importante termos informações importantes a respeito dos cuidados necessários e como recorrer.

Se tratando de estruturas ósseas, ligamentos e articulações, podemos lembrar da importância da ortopedia, que visa tratar exclusivamente essas questões. Contudo, muita gente ainda não entende a forma em que o profissional especializado nessa área atua, muito menos quais procedimentos ele pode intervir.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre a funcionalidade do ortopedista para o nosso dia a dia.

O que é ortopedia?

Antes de tudo, podemos definir que o termo ortopedia está ligado à uma área específica da saúde, que tem como principal foco realizar um diagnóstico, o devido tratamento e acompanhamento de lesões que afetam o sistema locomotor.

Em outras palavras, estamos falando de traumas e doenças que ocorrem nos músculos, articulações, ligamentos e ossos. Dessa forma, podemos concluir que a ortopedia trata todo o corpo, bem como suas estruturas e tecidos.

O que é e o que faz um médico ortopedista?

Agora que o conceito de ortopedia ficou mais claro, não é difícil entendermos o real conceito desse profissional da saúde. Em geral, o ortopedista acaba atuando em diversas áreas, como é o caso de tratamentos de problemas na locomoção, cirurgias, estudos acadêmicos, entre outros contextos relacionados. No seu dia a dia, ele exerce funções como:

• Realizar estudos de caso;
• Oferecer consultas;
• Recuperação de problemas no sistema locomotor;
• Realizar acompanhamento de recuperação de pacientes e encaminhá-los para especialistas, quando for o caso;
Diagnosticar;
• Ajudar o paciente a prover medidas preventivas acerca do seu problema atual;
• Etc.

Produtos ortopédicos

Quais são as principais doenças que podem ser tratadas por um ortopedista?

Conforme vimos, a ortopedia oferece uma área ampla. Dessa forma, alguns profissionais podem acabar se especializando em partes específicas do corpo, como é o caso de punhos ou até mesmo das mãos. Exemplos a citar são os famosos casos de tendinite, síndrome do túnel do carpo, dedo em botoeira, dedo em gatilho, fraturas etc.

Outros, já podem trabalhar em situações mais congênitas, como disfunções, malformações e até mesmo em situações em que pacientes tiveram complicações no decorrer ao longo da vida, além de acidentes e traumas envolvidos. Contudo, podemos falar de forma geral sobre as principais doenças que esse profissional trata, como por exemplo:

Problemas de artrose;
• Problemas relacionados ao crescimento;
• Dedo em garra;
• Pé diabético;
• Ruptura de ligamentos;
• Hérnias de disco;
• Entorses;
Lesões nos meniscos;
• Lombalgia;
• Etc.

Diante das situações mostradas acima, é bastante comum que o ortopedista trabalhe ao lado de fisioterapeutas, a fim de oferecer um tratamento ainda melhor para seus pacientes.

Quando devemos procurar um ortopedista?

Caso uma pessoa apresente um problema severo em relação à uma estrutura óssea em seu corpo, é indicado consultar-se com esse profissional. Esses problemas podem ser:

• Certas limitações nos movimentos, sejam eles inferiores ou superiores;
• Dor ou incômodo frequente nos ossos, músculos ou articulações;
• Redução da flexibilidade das articulações;
• Deformações.

Se tratando de outros tipos de problemas, como acidentes e traumas, por exemplo, é essencial buscar ajuda desse profissional. Além disso, caso o paciente tenha algum tipo de histórico familiar de doenças locomotoras, também pode ser essencial a prestação de serviços de um ortopedista — especialmente para pessoas que já atingiram a terceira idade.

Reumatologia e Ortopedia: existe alguma diferença entre elas?

Quando falamos a respeito da ortopedia, bem como as funcionalidades que envolvem essa área, muita gente tende a confundi-la com a área da reumatologia. No entanto, devemos destacar que a ortopedia trata exclusivamente de problemas mecânicos, que referem-se, basicamente, ao nosso sistema musculoesquelético, tais como fraturas, luxações, lesões etc.

Agora, quando o assunto é reumatologia, podemos perceber que ela é responsável por questões inflamatórias, que tendem a atingir tecidos e articulações. Exemplos a citar disso são a fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose, tendinites etc.

Caso um paciente tenha dúvidas a respeito de qual área procurar para tratar do seu problema, o mais indicado é entrar em contato com seu profissional ou empresa de saúde de confiança. Assim, as informações serão mais claras e você poderá ser encaminhado ao profissional competente.

Qual é a doença mais comum à ortopedia?

Sem sombra de dúvidas, uma das doenças mais comuns e que mais demanda esse tipo de profissional é a osteoporose. Apesar de ser diagnosticada na maioria das vezes no público feminino, essa doença também atinge os homens. De forma geral, a osteoporose pode ser caracterizada pela redução da massa que compõem os ossos. Por ser gradativa, ela não apresenta nenhum tipo de sintoma inicial, levando pessoas a se consultarem somente quando a doença encontra-se em um estágio mais avançado — com sintomas.

No momento atual, ainda não foi encontrada uma cura para a osteoporose, porém os efeitos podem ser eficientemente reduzidos através da adoção de um estilo de vida mais saudável, bem como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Estima-se que uma em cada quatro mulheres possuem a doença ou terão em um futuro próximo.

A doença tende a aparecer no período de menopausa e, também, na pós-menopausa, devido à redução de hormônios que o organismo feminino sofre nesse estágio. Por esse motivo, é crucial realizar exames preventivos e não esperar que os sintomas apareçam para tratá-los.

Conclusão

Conforme vimos, os profissionais da área ortopédica são cruciais para o nosso bem-estar. Com a ajuda deles, podemos tratar doenças relacionadas à nossa locomoção, aos nervos e ligamentos. Sendo assim, é importante cuidar do nosso corpo e procurar a ajuda necessária em qualquer lesão, acidente ou trauma.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Inscreva-se abaixo na nossa newsletter, onde você recebe em primeira mão nossos novos conteúdos sobre saúde!

Nenhum post encontrado