Fisioterapia
Tendinite no ombro: o que é, sintomas e como tratar

Tendinite no ombro: o que é, sintomas e como tratar

Diariamente, fazemos movimentos repetitivos e, em alguns momentos, somos acometidos por dores em regiões específicas, como o ombro. Um dos quadros mais comuns é a tendinite no ombro, problema que acomete pessoas que costumam fazer movimentos repetidos com os braços, como atividades físicas, nadar, limpar ambientes altos, jogar vôlei entre outros.

Apesar de não ser um quadro de doença grave, a verdade é que a tendinite no ombro causa muito desconforto e acaba comprometendo as atividades cotidianas. A seguir, vamos falar mais sobre o que é tendinite no ombro, possíveis causas, sintomas e como tratar. Acompanhe o artigo completo!

Tendinite no ombro: o que é?

A tendinite no ombro é uma inflamação que acomete um tendão localizado na região. Também conhecida como Síndrome de Impacto ou Tendinite do Manguito Rotador, a tendinite no ombro afeta o tendão responsável pelos movimentos do músculo ao osso.

Os tendões são cordões de tecidos formados por estruturas de colágeno. Os tendões estão presentes em diversas partes do corpo, como ombro, punhos, joelhos, dedos e tornozelos. No caso da tendinite no ombro, o tipo mais comum é aquele que envolve o tendão do músculo supra espinhoso, causando inflamação dos rotadores.

Mas, é importante ressaltar que são muitos os motivos que podem levar à tendinite no ombro, indicando que o paciente está passando por um processo inflamatório, precisando iniciar o tratamento o quanto antes, para não comprometer a qualidade de vida.

Outro ponto de atenção é quando a tendinite nos ombros se torna crônica, pois pode iniciar no paciente um processo de alteração das estruturas dos tendões, influenciando nas fibras e tecidos.

Quais são os sintomas da tendinite nos ombros?

O primeiro sinal de alerta da tendinite no ombro é a dor. Geralmente, o indivíduo está realizando uma tarefa que faz parte do seu estilo de vida ou do seu cotidiano, como lavar louça, fazer exercícios, nadar e de repente sente um incômodo.

A dor no momento do esforço pode ser compreendida como o primeiro sinal. Porém, é importante ficar atento, pois no caso de tendinite nos ombros, a dor persiste mesmo nos momentos de descanso. Fazer o movimento de arco, girando o braço se torna impossível, pois além da diminuição da força, logo vem a dor e é necessário retornar ao movimento contrário. Sem dúvida, esse é um sintoma bastante comum da tendinite nos ombros.

Além da dor na região, outros sintomas da tendinite nos ombros são o formigamento, sensação de dor que se espalha por todo o braço, dificuldade de levantar o braço e articulação com rigidez.

Então, podemos dizer que os principais sintomas da tendinite nos ombros são:

• Dor na região;
• Formigamento;
• Dificuldade de movimentar o braço;
• Diminuição da força.

Suporte de ombros Hidrolight

O que pode causar a tendinite nos ombros?

Geralmente, os quadros de tendinite nos ombros são causados por esforços repetitivos que podem estar associados ao trabalho pesado. Além disso, ao praticar atividade física ou modalidades esportivas, pode ocorrer uma sobrecarga na região do ombro, causando a tendinite.

Vôlei, handebol, natação, musculação, basquete e crossfit são alguns dos tipos de modalidades que podem sobrecarregar o ombro. Nessas práticas esportivas, é muito comum os movimentos realizados com o ombro, inclusive o levantamento de peso, levando com o passar do tempo à tendinite.

Para um diagnóstico preciso da tendinite nos ombros, é fundamental realizar uma consulta com um especialista. Para confirmar o quadro, ele irá solicitar alguns exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética.

Qual é o tratamento para tendinite nos ombros?

O objetivo principal no tratamento para tendinite nos ombros é diminuir a dor e a inflamação, até mesmo para que o paciente possa ter suas atividades cotidianas normalmente.

Nos primeiros dias, o repouso deverá ser indicado pelo médico para que a região possa descansar a articulação e o tendão da região do ombro. Nem sempre é necessário que o ombro seja imobilizado, tudo vai depender da avaliação médica, mas é importante evitar movimentos bruscos e que exigem força.

Vejamos a seguir alguns dos principais tratamentos para tendinite nos ombros:

1. Uso de anti-inflamatórios

Principalmente em casos de dor aguda, o primeiro tratamento indicado pelo médico é o uso de remédios para aliviar a dor e agir na inflamação da tendinite nos ombros. Após o uso do medicamento, procure repousar e evitar levantar peso ou fazer movimentos repetitivos com o braço.

2. Sessões de fisioterapia

Outro tratamento que pode ser indicado para aliviar a tendinite nos ombros é a fisioterapia. A fisioterapia visa melhorar o fortalecimento da articulação, além de ajudar a diminuir a inflamação e as dores no local.

Dependendo da gravidade da tendinite nos ombros, o paciente fica com a região com rigidez e as sessões de fisioterapia ajudam a dar amplitude aos movimentos.

3. Uso de suporte de ombros

O médico pode também indicar o uso de um suporte de ombros para manter a região firme. Isso porque o suporte oferece uma compressão, tornando a região mais estável.

Como nos primeiros dias do tratamento é aconselhável fazer repouso e evitar muitos movimentos, o uso de suporte mantém ombro e braços ajustados, evitando que ambos se movimentem de forma desnecessária.

4. Cirurgia

Agora, se após um período prolongado de tratamento, o paciente continuar a apresentar os sintomas relacionados à tendinite no ombro, a cirurgia poderá ser indicada como solução final.

Normalmente, o médico pode esperar que o paciente realize um tratamento de 6 meses a 1 ano para concluir que somente a cirurgia poderá recuperar o tendão, aliviando assim as dores do paciente.

Tudo depende do caso e, até mesmo, da faixa etária do paciente, mas geralmente o tratamento com remédios, uso de suporte para ombros e fisioterapia costumam ser efetivos.

É possível evitar a tendinite nos ombros?

Sim! Existem alguns cuidados preventivos que você pode começar a praticar hoje mesmo. Veja a seguir:

• Procure se alimentar de forma saudável;
• Evite movimentos bruscos e repetitivos;
• Faça fortalecimento muscular;
• Pratique exercícios somente com acompanhamento de um profissional;
• Tenha atenção à sua postura durante o dia;
• Não se esqueça de se alongar.

Gostou das informações desse post? Então, aproveite e leia também "12 ótimos exercícios para melhorar dor nos ombros". Até o próximo conteúdo!

Nenhum post encontrado