Saúde
O que é pressão alta emocional e como tratá-la?

O que é pressão alta emocional e como tratá-la?

A pressão alta emocional é um quadro extremamente grave que pode desencadear problemas crônicos de saúde se o paciente não prestar a devida atenção aos sintomas. Ela é causada por uma série de fatores que implicam em outras áreas da vida de uma pessoa.

O bem-estar fica prejudicado, assim como relações podem sofrer abalos. Trata-se de um problema que pode ser tratado, mas é difícil de ser identificado. Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo sobre pressão alta emocional para que você saiba o que é e como evitar. Confira!

O que é pressão alta emocional?

Já é um conhecimento milenar das medicinas alternativas que aquilo que sentimos na mente tem um impacto direto na saúde do corpo. O aperto no peito e a falta de ar, por exemplo, são sintomas clássicos de quadros de ansiedade e depressão. Mas como uma disfunção neurológica pode afetar, até mesmo, órgãos que funcionam de maneira automática e sem a necessidade de comando?

A pressão alta emocional envolve os quadros de hipertensão que são gerados em situações de estresse, medo, ansiedade ou qualquer outro sentimento ou emoção que nos leva a um instinto de defesa.

De modo técnico, é o hormônio cortisol o responsável por isso. É essa substância produzida em grande quantidade que ajuda o nosso corpo a se preparar para fugir ou lutar em casos de estresse ou desequilíbrio no meio em que estamos.

Ele reduz a queima calórica para que possamos armazenar energia. Ao mesmo tempo acelera os batimentos cardíacos para garantir que o sangue chegará a todas as partes do organismo para entregar nutrientes sem parar.

Esse é um fenômeno natural que pode acontecer em vários momentos do dia. O problema é quando o estresse e esse conjunto de sensações são crônicos e acontecem em intervalos cada vez menores. O seu coração se cansa e passa a trabalhar em outro ritmo. Dessa maneira, sem o devido diagnóstico, pode levar a um caso de hipertensão, que aí sim, é incurável.

Como evitar a pressão alta emocional?

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2020, divulgada pelo IBGE, são quase 40 milhões de brasileiros vítimas da hipertensão crônica. Ainda, por ano, morrem 400 mil pessoas vítimas de doenças do coração.

Dessa maneira, é preciso prestar muita atenção aos sintomas que, infelizmente, são muito parecidos com uma hipertensão gerada por outros fatores, como genéticos ou de estilo de vida. Veja os principais:

• Palpitação;
• Dor de cabeça;
• Cansaço excessivo;
• Falta de ar;
• Tontura, dentre outros.

A diferença está em identificar o seu próprio estilo de vida sob um olhar mais psicológico e de sensações. O seu trabalho está te sobrecarregando? O ambiente familiar é saudável ou tóxico? Seu parceiro ou parceira faz muitas cobranças indevidas? Como está a sua situação financeira?

Todos esses fatores impactam no estresse. Essas sensações classificadas como de alta excitação são importantes para que a nossa vida se desenvolva, mas extremamente danosas quando se tornam uma rotina.

O maior segredo para identificar a pressão alta emocional é dedicar um tempo para conhecer a si mesmo.

Medidor de pressão digital

Faça uma pausa

O filósofo coreano Byung Chul-Han, em sua obra “A sociedade do cansaço”, alerta sobre os riscos de vivermos essa rotina moderna que exige resultados, produtividade e positividade o tempo todo.

Conforme o autor, estamos em um ponto no qual a vitalidade se reduz a uma função vital. Ou seja, estar disposto é entendido como fundamental para viver, e não como uma consequência dos estímulos que recebemos. E esse é o problema da sociedade do cansaço.

É preciso compreender que esse esgotamento é uma consequência da autoexploração. Portanto, é fundamental cuidar da mente e fazer uma pausa todos os dias para colocar as coisas no lugar. Quem não coloca o pé no freio de vez em quando, corre o sério risco de desenvolver pressão alta emocional.

Faça atividades físicas

As atividades físicas são um exemplo de estresse positivo. Você leva o seu corpo ao limite, de modo que ele consome essas sensações negativas que podem estar te causando problemas.

Em praticamente todos os quadros da medicina, as atividades físicas são fundamentais. Inclusive, estão na base até mesmo da pirâmide alimentar moderna. Trata-se de uma atitude capaz de melhorar a sua capacidade respiratória e as funções cardíacas, justamente as partes mais afetadas em casos de pressão alta emocional.

Tome cuidado com a alimentação

Infelizmente, o estresse e a ansiedade são o início de um círculo vicioso. Saiba que sim, é possível ficar viciado em ser ansioso justamente pela maneira como consumimos o mundo. Pessoas tristes tendem a ouvir músicas tristes, que podem deixá-las mais tristes ainda.

Muitos não se dão conta que a única maneira de absorver nutrientes é pela alimentação, então tudo o que você come tem um impacto direto no equilíbrio do corpo.

Se estamos ansiosos, temos uma tendência a consumir mais carboidratos e gorduras, que por sua vez geram uma sensação de alívio temporário, mas que logo depois reforçam a ansiedade inicial.

É preciso ter em mente que a alimentação é a porta de entrada para a qualidade de vida. Se consumimos alimentos altamente energéticos, precisamos gastar essa energia, se não ela vai direto para a mente e um fluxo de pensamentos que nos deixa esgotados.

Preste atenção: o oposto de estresse não é calma, mas equilíbrio.

Reduza o consumo de estimulantes

Atualmente, consumimos muito mais estimulantes do que no passado, pela simples interferência da indústria. É muito fácil comprar álcool, café ou energético para dar um gás e enfrentar a semana. Porém, esses estimulantes geram uma certa dependência no sentido de que, após os efeitos cessarem, caímos em um cansaço sem fim.

O vinho e o café, por exemplo, têm funções primordiais na proteção do coração, mas em excesso, aceleram os batimentos ao ponto de provocar lesões profundas. É possível, ainda, ter uma overdose de cafeína. É raro, mas existem vários casos registrados pela medicina moderna!

Isso não significa cortar o cafezinho ou se tornar abstêmio, mas consumir com controle e cuidado. Uma coisa é beber uma taça de vinho por dia, outra completamente diferente é beber uma garrafa em todos os jantares.

Manter a qualidade de vida depende diretamente do nosso estilo e como levamos a rotina. E você, como está cuidando da sua saúde mental? Seu dia é muito agitado? Deixe um comentário abaixo e nos conte!

Nenhum post encontrado