Acessibilidade
4 personalidades com deficiência que fizeram a diferença!

4 personalidades com deficiência que fizeram a diferença!

A deficiência física ou mental é, muitas vezes, vista como um fator condicionante na vida das pessoas. Há quem ainda tenha a falsa ideia de que uma pessoa com deficiência tem limitações e que não consegue superar obstáculos para construir uma carreira brilhante.

Cada vez mais, no entanto, essas pessoas têm nos provado que elas podem ir muito longe, derrubando barreiras e quebrando paradigmas sociais. Confira, a seguir, 4 personalidades com deficiência que fizeram a diferença em suas áreas de atuação!

1. Stephen Hawking

Falecido em março de 2018, aos 76 anos de idade, Stephen Hawking foi um brilhante físico britânico. Ele lançou diversos livros científicos, foi membro da Sociedade Real das Artes e ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade, uma grande honraria do governo dos Estados Unidos.

Hawking tinha uma doença neurológica conhecida como esclerose amiotrófica lateral e os primeiros sintomas se desenvolveram quando ele era um jovem estudante universitário. Na época, os médicos disseram que ele teria no máximo três anos de vida.

O físico provou o contrário e, mesmo vivendo sobre uma cadeira de rodas, deixou o seu nome registrado como uma das pessoas que mais trouxe contribuições para a área científica no mundo.

2. Frida Kahlo

É bem provável que você já tenha ouvido falar da pintora mexicana Frida Kahlo. O que talvez você não saiba é que ela teve Pólio quando era criança e a doença fez com que sua perna esquerda fosse muito mais fina do que a direita.

Quando tinha 18 anos, Frida também sofreu um acidente grave. Um bonde em que ela viajava se chocou com um trem e ela teve graves perfurações e hemorragias. Durante meses, precisou usar coletes ortopédicos, mas isso não a impediu de seguir praticando a sua arte.

A tela “A coluna partida” é um autorretrato da artista, trazendo como se enxergava ao ter que ficar na cama. Hoje, mais do que uma pintora incrível, Frida é reconhecida como um ícone da cultura mundial.

3. Marcelo Rubens Paiva

O escritor brasileiro Marcelo Rubens Paiva também faz parte do time das personalidades com deficiência. Ele tinha 20 anos de idade quando saltou em um lago e bateu com a cabeça em uma pedra.

O acidente fez com que Paiva ficasse tetraplégico, mas ele jamais deixou se abalar por conta disso. O seu livro “Feliz Ano Velho” conta a sua história em forma de literatura e é uma das obras mais aclamadas de sua carreira.

4. Jamie Brewer

Outro exemplo de superação é a atriz norte-americana Jamie Brewer, que é portadora de síndrome de down. Para se ter uma ideia de como a deficiência não foi forte o suficiente para conter a jovem artista, ela já chegou a apresentar anúncios no Super Bowl, o principal evento esportivo dos EUA, televisionado para todo o mundo.

Desde 2011, Jamie integra o elenco da série American Horror Story, produzida pela Fox. Ela já executou vários papéis no seriado de terror e não fez feio, até mesmo ao gravar cenas bem macabras e que exigem muito dos atores.

Citamos aqui apenas algumas das personalidades com deficiência que fizeram a diferença. Porém, não são apenas pessoas famosas que se destacam mesmo com dificuldades intelectuais e de locomoção. Há muitos profissionais em todas as áreas, que são verdadeiros exemplos de superação.

E para que mais pessoas conheçam essas histórias inspiradoras, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Clique aqui e conheça nossa linha completa de Cadeiras de Rodas.

Nenhum post encontrado