Saúde
Saiba por que unhas fracas e quebradiças podem representar problemas de saúde

Saiba por que unhas fracas e quebradiças podem representar problemas de saúde

Ter unhas fortes e saudáveis é uma questão que vai muito além da estética. Essa estrutura composta por queratina e que fica na ponta de nossos dedos tem diversas funções. No caso dos humanos, o formato arredondado e quadrado dela favorece a manipulação de objetos com a ponta dos dedos, facilitando a ação de segurar e arremessar.

Contudo, além dos aspectos evolutivos que compõem nossas unhas, elas também podem servir como um alerta sobre nossa saúde e bem-estar. Isso acontece porque, quando estamos com unhas fracas e quebradiças, isso pode ser um forte indício de uma série de doenças em nosso corpo. Para explicar melhor como cuidar das unhas é também uma questão de saúde, elaboramos o texto a seguir. Confira!

O que as unhas fracas podem representar?

Nossas unhas podem ficar fracas e quebradiças por consequência de atividades diárias, como o uso de produtos de limpeza, ou por conta do hábito de roer a unha. Entretanto, quando as unhas enfraquecidas são acompanhadas por outras questões, como dores de cabeça, tontura e fraqueza, isso pode indicar alguns problemas de saúde, como:

- anemia: essa é uma das principais causas das unhas fracas. Com a diminuição de hemoglobina no sangue, o nível de oxigênio também diminui, enfraquecendo os tecidos do corpo. Além do enfraquecimento das unhas, há também a sensação de cansaço e falta de disposição;

- hipotireoidismo: outra doença que unhas fracas e quebradiças podem mostrar é a deficiência no hormônio da tireoide. O hipotireoidismo afeta o metabolismo das células, diminuindo o transporte de nutrientes para o corpo e deixando as unhas frágeis;

- deficiência nutricional: quando consumimos poucos alimentos ricos em ferro, zinco, vitamina D e B e outros nutrientes, essa falta nutricional pode ser percebida também por nossas unhas, que ficarão mais frágeis;

- má circulação: quando existe uma insuficiência vascular, principalmente nas pernas, esse problema circulatório pode refletir na situação das unhas, deixando-as grossas. É válido ressaltar que esse problema é mais comum em idosos.

Como fortalecer as unhas?

Existem diferentes formas para cuidar melhor das unhas. Uma primeira opção é utilizar cremes hidratantes para as mãos. Dessa maneira, a unha será mais bem hidratada, ficando forte e bela. Tanto hidratantes quanto óleos e bases fortalecedoras devem ser utilizados cotidianamente, sempre sobre a unha limpa e sem esmalte.

Além disso, para evitar unhas fracas e ao mesmo tempo cuidar dos possíveis problemas que elas representam, é importante ter uma alimentação equilibrada e manter o corpo sempre muito bem hidratado. Nesse sentido, uma opção é aumentar o consumo de alimentos como gelatina, ovo, leite, vegetais verdes escuros e demais alimentos ricos em nutrientes. Dessa forma, não apenas a unha, mas todo o corpo será fortalecido com o enriquecimento nutricional e vitamínico.

Perceber os sinais que as unhas fracas e quebradiças podem apresentar sobre a saúde de seu corpo é fundamental para buscar manter o bem-estar. Como você pôde perceber neste texto, embora essas estruturas muitas vezes sejam lembradas apenas por questões estéticas, elas também dizem muito sobre outros aspectos de nosso corpo. Portanto, é importante dar atenção a elas e seguir as dicas que demos aqui. Lembre-se: caso os sintomas das doenças listadas persistam mesmo com as mudanças de hábitos, procure um médico especialista.

Você conhecia essas informações sobre o que as unhas fracas e quebradiças podem dizer sobre seu corpo? Quer ficar por dentro de maiores informações sobre sua saúde e bem-estar? Então, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Nenhum post encontrado