Fisioterapia
Como a fisioterapia pode ajudar idosos?

Como a fisioterapia pode ajudar idosos?

Você sabe como a fisioterapia pode ajudar os idosos a terem uma melhor qualidade de vida? Bem, ela é uma ciência voltada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças ou disfunções acometidas a diferentes partes do corpo. Através da execução de práticas de massagens, exercícios físicos e técnicas de frio e calor, o profissional da área da fisioterapia aplica os seus conhecimentos, a fim de proporcionar mais saúde e bem-estar aos seus pacientes.

A definição dos exercícios e das técnicas é elaborada de forma individual, tendo como base a condição do paciente, a região afetada e, claro, a sua faixa etária. Portanto, nada de tentar aplicar o tratamento fisioterápico de outra pessoa em sua rotina, combinado? Só quem pode realizar essa prática é um profissional da área, o qual possui capacitação e experiência para exercer tal função. Caso contrário, lesões corporais podem ser desenvolvidas ou, até mesmo, o problema de saúde vir a piorar.

Devido a fisioterapia abranger diferentes tipos de especificidades e necessidades humanas, a área é extensa e bem distribuída. Portanto, há uma série de especialistas voltadas à área, como a fisioterapia geriátrica, por exemplo, que é direcionada para o público idoso.

A fisioterapia é uma prática positiva e uma forte contribuinte para a saúde locomotiva dos idosos que, com o passar do tempo, vão tendo dificuldade para realizar alguns movimentos. Além disso, é uma ótima aliada no controle de dores, que podem surgir com a idade e com o desgaste dos músculos. Sem dúvidas, a fisioterapia, além de contribuir para a melhora da saúde física, é uma forma de prolongar a autonomia dos idosos.

Para saber mais sobre a importância da prática da fisioterapia para idosos, continue acompanhando a leitura e saiba mais!

Quais são os exercícios fisioterápicos mais indicados para idosos?

A lista de exercícios é grande e pode variar conforme aqueles feitos na terra, quanto aqueles feitos na água. É isso mesmo. É possível realizar exercícios fisioterápicos no ambiente terrestre e aquático, com enfoque em piscinas.

Normalmente quando o profissional de fisioterapia prepara o planejamento do paciente, os exercícios são distribuídos e adequados às demandas e à condição do paciente. Em alguns momentos, a depender das circunstâncias, as preferências podem ser atendidas.

Entre os exercícios que costumam ser praticados com idosos estão aqueles direcionados à coluna vertebral, ao equilíbrio, à flexibilidade, aos membros inferiores e superiores, aos alongamentos e, claro, à respiração. Quanto ao uso de equipamentos e/ou acessórios estão presentes:

os colchonetes, semelhantes aos que são usados para fazer abdominal e outras atividades realizadas no chão;
• os pesos, como halteres, caneleiras e anilhas;
• as bolas de ginástica;
• os elásticos;
• entre outros.

Um dos pontos mais interessantes a serem ressaltados sobre a fisioterapia é sobre como a prática é completa e sobre como é capaz de mudar a vida de uma pessoa.

Há relatos de pacientes que sofreram graves acidentes, que sofreram graves danos à saúde e que receberam atendimento fisioterápico, conseguiram se recuperar 100% ou parcialmente.

Fato é que a fisioterapia possui toda a capacidade para ajudar os idosos com suas demandas diárias e para ser uma ótima fonte de prevenção de danos corporais futuros.

Quais são os principais benefícios?

Entre os principais benefícios da prática de fisioterapia por parte do público idoso estão aqueles voltados à melhoria da locomoção. Vamos supor, por exemplo, que o corpo humano seja uma máquina, certo? E que essa máquina precisa de manutenção para continuar funcionando.

Diante desse contexto, a fisioterapia pode ser entendida como um método funcional e eficaz quando o assunto é a manutenção do corpo humano, tendo em vista que a prática estimula a coordenação por meio da execução de movimentos e do uso de determinados equipamentos que possuem a função de auxiliar na realização da prática. Além disso, a partir do estímulo dos movimentos do corpo, o idoso pode melhorar a sua flexibilidade também.

Outro ponto a ser enaltecido enquanto um benefício da fisioterapia para idosos é a diminuição de dores musculares. Com certeza você já deve ter ouvido algum idoso se queixando de dores nas costas, nos ombros e nos pés. Essas queixas podem ser reflexos de maus hábitos no decorrer de suas vidas, como também podem ser reflexo das manifestações da idade.

O uso de medicamentos pode contribuir para a amenização da dor, assim como algumas terapias, como massoterapia e acupuntura. No entanto, a fisioterapia é um fator crucial para que a melhora esteja presente. Vale enaltecer que para a prática ter efeito, é preciso que seja realizada com constância e disciplina.

Bolas de ginástica

Como recorrer à ajuda profissional?

A prática da fisioterapia pode ser realizada através de planos de saúde ou através do modo particular. Tudo vai depender da sua condição financeira e, claro, de suas necessidades e das condições do seu plano de saúde, se caso você tiver. No geral, os trâmites são semelhantes aos demais processos voltados a outros tipos de tratamento.

Em caso de plano de saúde, é necessário receber atendimento de um clínico geral que, ao identificar a existência de limitações locomotivas, dores e afins, vai direcioná-lo para a realização de um tratamento fisioterápico com um profissional da área.

Se por acaso desejar algo mais prático, você pode recorrer a alguma clínica de fisioterapia particular, se consultar com um profissional e, a partir daí, ser direcionado ao tratamento, que também pode ser realizado como forma de prevenção. Ao contrário do plano de saúde, o meio particular fornece essa possibilidade, de fazer fisioterapia mesmo sem a apresentação direta de indícios de problemas de saúde.

Vale lembrar que existem práticas que, quando associadas à fisioterapia, podem tornar o processo mais completo, como a yoga, o pilates e a hidroginástica.

Agora não há mais desculpas para não se cuidar, hein?! Se você é idoso e ainda não possui um acompanhamento de fisioterapia, agora é a hora de mudar essa realidade e de se proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Não deixe sua saúde para depois.

Gostou das informações apresentadas? Aproveite e siga a Ortoponto no Instagram para ficar por dentro das próximas novidades.

Nenhum post encontrado