ORTOPÉDICOS
Dor nos pés: conheça as principais causas e tratamentos

Dor nos pés: conheça as principais causas e tratamentos

dor nos pés pode ser causada por uma série de fatores diferenciados, exigindo um diagnóstico médico para descobrir sua real causa. Porém, ao notar alguns sintomas específicos, você já consegue ter uma ideia do que está acontecendo.

Dessa maneira, é possível se preparar para seguir o tratamento mais indicado para o seu caso. Contudo, fica aqui um aviso antes de prosseguirmos: quem delimita isso é o médico, e por isso, não dispense uma visita a um profissional capacitado.

O tratamento com um profissional de saúde nunca deve ser substituído por outro método que possa diminuir as suas dores nos pés. É claro que se informar é sempre bom, entretanto, o acompanhamento especializado é algo indispensável.

Enfim, confira o nosso texto para descobrir o que causa dores nos pés, além de possíveis tratamentos!

 

Pisar errado pode causar dores nos pés

Uma das causas mais comuns de dor nos pés é pisar errado, coisa que muitas pessoas fazem sem perceber. Quem acaba fazendo isso, sente muita dor nos dedos, na sola do pé e também no calcanhar, sofrendo com grande incômodo na região.

O mais indicado em grande parte dos casos é, enquanto caminha, pisar com o calcanhar antes, para amenizar os impactos. Já para quem vai correr, a pisada com a ponta do pé antes é o mais indicado, até mesmo para conseguir ter mais velocidade.

Para solucionar esse problema, não é necessário fazer uso de nenhum equipamento extra, afinal, os exercícios já são suficientes. Conhecidos como RPG, são voltados para a reeducação postural global, o que influencia diretamente na sua qualidade de vida.

Por meio de exercícios indicados por profissionais especializados, é possível corrigir a sua pisada, além de resolver problemas no joelho e de postura. Contudo, para isso, é preciso contar com o apoio e a orientação de pessoas capacitadas na área.

 

Atividade física em excesso pode atrapalhar os pés

Por mais que atividades físicas sejam benéficas para a saúde de maneira geral, é preciso ter alguns cuidados básicos. Isso porque, praticar exercícios em excesso pode acabar influenciando negativamente no seu pé, causando grande desconforto.

Isso porque, dependendo do exercício que for feito, pode ser que alguns dos tecidos presentes na região acabem se inflamando. Isso também pode prejudicar os tendões dos pés, causando grande desconforto e dores grandes até mesmo ao ficar parado.

Para tratar desse problema, é recomendado descansar os seus pés de maneira elevada, e, se possível, fazer um escalda pé com água fria ou morna. Além disso, outro método eficaz é apostar em massagens, que sempre ajudam a aliviar o estresse dentro da região.

Como você pode ver, até mesmo algo positivo para o corpo humano pode ser um verdadeiro problema para os pés. Com isso, podemos notar que, realmente, tudo em excesso faz mal, afinal, até mesmo tomar água demais pode ser algo perigoso.

 

Entorse é um problema frequente nos pés

A entorse nada mais é do que uma torção do tornozelo, ocorrida de maneira exagerada, e que danifica a região. Ela pode acabar prejudicando os ligamentos dos pés, e por isso, causa grande dor na sola, além de apresentar dificuldades para a pessoa caminhar, e inchaço no local afetado.

É muito comum de acontecer com atletas, porém, quem não pratica atividades físicas também pode sofrer com isso. Isso porque, muitas vezes, os indivíduos acabam torcendo o tornozelo quando vão subir uma escada ou descer do ônibus, por exemplo.

De toda forma, colocar uma compressa fria na região, e deixar agir por cerca de 20 minutos, já é o suficiente para diminuir o inchaço e as dores. Entretanto, caso isso não resolva o problema, não deixe de procurar por profissionais de saúde para resolver o problema.

 

Inflamação da fáscia é causa comum entre muitas pessoas

inflamação da fáscia pode não ter o nome muito conhecido, porém, é uma das causas mais comuns de dor nos pés. Porém, antes, é claro, é preciso entender o que é a fáscia, e como ela acaba influenciando diretamente no desconforto que sentimos na região.

A fáscia nada mais é do que um tecido que reveste os tendões dos pés, e por isso, ele é tão importante quando falamos sobre dores na região. É bem provável que um desconforto notado no local esteja diretamente ligado ao que está acontecendo neste tecido.

As causas para que isso aconteça são diversas, como o uso de sapatos muito apertados, além da realização de caminhadas muito longas. Até mesmo o uso de saltos altos com frequência muito grande pode acabar causando a inflamação da fáscia.

Alguns dos sintomas comuns de serem notados nessa inflamação são sensação de queimação ao andar, além de dor na sola do seu pé. Ao caminhar, o desconforto pode ser gigantesco, e por isso, buscar por tratamento especializado é crucial.

Para tratar, é preciso realizar sessões de fisioterapia, aliadas ao uso de medicamentos que serão indicados pelo seu médico. É importante destacar que o tratamento é lento, e por isso, é necessário ter perseverança e seguí-lo durante um bom período.

 

Palmilhas ortopédicas

 

Dor nos pés pode ser causada por perna mais curta

Outra causa comum para dor nos pés é uma pessoa ter uma perna mais curta do que a outra. Essa condição é notada quando um dos lados tem a diferença igual ou maior do que 1 cm, o que influencia na qualidade de vida do indivíduo.

A causa para isso acontecer é um possível desnível do quadril, ou ainda os ossos de uma das pernas realmente ser mais curto do que outro. Isso, além de dor nos pés, também causa dor nas costas, pernas, entre diversos outros sintomas.

O desconforto é notável em todas as situações, e para tratar disso, é necessário a orientação de um fisioterapeuta ou ainda de um ortopedista. Esses médicos irão te indicar as melhores palmilhas para serem utilizadas de forma a compensar esse problema.

Além disso, pode ser necessário realizar algumas sessões de fisioterapia, para garantir a melhor mobilidade possível. Em casos mais extremos, pode ser que a cirurgia seja necessária, para corrigir algum problema mais grave.

Enfim, esse é o nosso texto, mas se você tem interesse em contar com palmilhas de qualidade para te ajudar, não deixe de conferir nossas ofertas!

Nenhum post encontrado