Fisioterapia
Como a fisioterapia ortopédica pode auxiliar no tratamento de pisadas pronadas?

Como a fisioterapia ortopédica pode auxiliar no tratamento de pisadas pronadas?

Pisadas pronadas são comuns de serem encontradas, porém, muitas pessoas não sabem como realizar o tratamento. Inclusive, é extremamente comum que não saibam nem mesmo quais são as formas de tratar esse tipo de pisada que pode causar tantos problemas.

Porém, estamos aqui para te mostrar que a fisioterapia ortopédica é uma excelente alternativa para te ajudar. Por meio dessa prática, você consegue diminuir os efeitos que a pisada pronada tem no seu corpo, tendo maior qualidade de vida.

Ao realizar alguns exercícios específicos, é possível contar com resultados melhores, tornando os sintomas menos agressivos. Dessa forma, as lesões comuns de aparecerem por conta da pisada, como a canelite, podem ser evitadas, por exemplo.

Leia o artigo a seguir para conhecer melhor a pisada pronada, além de entender como a fisioterapia pode ajudar no tratamento!

 

Entenda o que são as pisadas pronadas

Antes de tudo, vamos falar sobre o que são as pisadas pronadas, essencial para o nosso artigo. Primeiramente, vamos entender que é necessário pisar, primeiro, com a região do calcanhar no chão, pois isso ajuda a distribuir o peso e diminuir impactos com o solo.

No entanto, nem sempre isso acontece, afinal, podemos usar a parte externa do pé para pisar no chão. Ainda que se tenha o contato do calcanhar primeiro, quando a parte externa entra em contato com o solo em um primeiro momento, isso é um problema grande.

E é justamente isso que podemos chamar de pisada pronada: quando a parte externa do calcanhar entra em contato primeiro com o solo. Isso faz com que o seu pé seja projetado para “dentro", mudando a forma como o seu joelho fica, seu centro gravitacional, e a sua distribuição de peso.

Isso faz com que a parte interna do seu pé sofra com uma grande tensão, não sendo distribuída de maneira correta. Isso pode gerar uma série de problemas, como canelite, joanete, entre uma série de outros problemas comuns de aparecerem.

 

Quais são os tipos de pisadas existentes?

Existem diferentes tipos de pisadas, e conhecer eles podem te ajudar a identificar a condição em que você se encontra. As características físicas das pessoas podem ser fatores determinantes para definir como as suas articulações funcionam em várias partes do corpo.

De toda forma, cada pessoa pisa de uma forma diferente, contudo, alguns padrões podem ser notados. De maneira geral, podemos dizer que existem três tipos de pisadas pronadas, sendo elas:

 

Pisada supinada: a pessoa usa a parte externa do pé para pisar, o que faz com que seja necessário usar calçados com reforço em muitos casos;

Pisada neutra: não prejudica a distribuição de peso, e conta com apoio igual do pé no solo, não dificultando na escolha de um calçado, por exemplo;

Pisada pronada: é uma pisada, como dissemos, onde se utiliza a parte externa do calcanhar para entrar em contato com o solo.

Como identificar uma pisada pronada?

Uma maneira de identificar se você tem pisada pronada ou não é por meio da consulta com fisioterapeuta profissional. Isso porque, é esse o trabalhador responsável por lidar com esses problemas, logo, é o mais indicado também para identificá-lo.

Caso o fisioterapeuta tenha formação em baropodometria, ele consegue analisar a sua pisada para avaliar o seu tipo de pisar no chão. Dessa maneira, ele consegue detectar problemas e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso o quanto antes.

Outra forma de fazer isso, que não é tão certeira, mas que pode dar indícios, é analisar os calçados que você usa com mais frequência. Verifique se eles estão desgastados em regiões específicas, caracterizadas pela pisada pronada, por exemplo.

Caso o desgaste esteja na parte interna da sola, então pode ser que a pisada pronada seja um problema enfrentado no seu caso. De toda forma, esse método não é tão certeiro, apesar de ainda servir para te fazer ir até um médico.

Em todo caso, se você quer ter certeza absoluta da sua condição, o mais indicado é ir até um fisioterapeuta, para que ele verifique sua situação. Apenas dessa forma é possível verificar, de maneira certeira, se a pisada pronada realmente está te afligindo.

 

O que pode fazer com que a pisada pronada apareça?

A pisada pronada aparece de acordo com alguns fatores anatômicos que a própria pessoa apresenta em sua vida. Por esse motivo, é essencial ficar atento a alguns detalhes que possam indicar que você está sofrendo dessa condição em geral.

Pés chatos, por exemplo, são um bom indicativo de que você pode ter pisada pronada de forma geral. Quando a curvatura da sola não é a esperada, ou a mais “comum" de ser encontrada, esse é um ponto interessante para se ficar atento.

Além disso, o desalinhamento dos ossos da parte inferior do corpo também podem acabar causando a pisada pronada. Tudo isso pode contribuir para que a pisada pronada seja notada, e, caso note algo do tipo, não deixe de procurar por ajuda profissional.

 

Como a fisioterapia pode te ajudar a lidar com a pronação do pé?

Enfim, agora vamos falar sobre como a fisioterapia ortopédica pode auxiliar no tratamento da pisada pronada, ajudando a obter melhores resultados. Basicamente, o fisioterapeuta vai ser o responsável por prescrever uma série de exercícios voltados para corrigir o problema.

Os exercícios são voltados para fortalecer a planta dos pés, e podem ser bem diversificados, de acordo com o seu caso. Caminhar na ponta do pé, segurar objetos com os dedos, entre outros pontos, podem estar inseridos dentro desse método.

Além disso, o fisioterapeuta também vai observar a forma como o paciente anda, para orientá-lo da melhor forma possível. O movimento, como falamos, deve iniciar no calcanhar e seguir para a parte externa do seu pé, para que não encontre problemas.

De toda forma, para auxiliar em seu tratamento, pode ser necessário fazer uso de palmilhas ou calçados ortopédicos. Eles ajudam a reduzir as dores, e também fazem com que a sua caminhada seja muito mais tranquila, facilitando com que tenha boas chances de sucesso.

 

 

Por fim, esse é o nosso artigo, mas se você quer conferir ofertas sobre palmilhas ortopédicas, não deixe de dar uma olhada em nossas ofertas!

Nenhum post encontrado