Esportes
5 esportes adaptados indicados para PcD

5 esportes adaptados indicados para PcD

Existem vários esportes adaptados indicados para PcD, afinal, a prática de exercícios físicos é importante para todos. Manter a saúde em dia, para realizar as tarefas básicas do dia a dia sem preocupações, é o básico a ser feito.

A prática de exercícios físicos também torna possível melhorar a qualidade de vida de todos os seus praticantes. Além disso, conta com outros benefícios importantes, como melhorar a circulação e a alegria de quem os faz, por exemplo.

De toda forma, existem vários esportes adaptados para pessoas com deficiência, que podem ter ainda mais opções de lazer. E o melhor é que, enquanto se diverte, ainda é possível cuidar da saúde, sendo benéfico de várias maneiras para você.

Enfim, confira o texto a seguir para conhecer 5 esportes para quem tem deficiência começar a se exercitar!

1. Tênis de mesa 🏓

Quando falamos sobre esportes adaptados indicados para PcD, um dos que vêm a mente em primeiro lugar é o tênis de mesa. Isso porque, diferente de outras modalidades, essa atividade já é vista como inclusiva desde 1960, há um tempo considerável.

As regras adotadas no tênis de mesa para pessoas com deficiência são as mesmas do esporte praticado por quem não é PcD. Contudo, existe uma exceção para quem pratica a modalidade usando cadeira de rodas, ao menos dentro das regras oficiais.

Para esses casos, é necessário que o sacador não deixe que a bola saia pela lateral, sendo obrigado a fazer isso pela linha de fundo. Além disso, fique atento a um detalhe: para quem pratica o esporte em cadeira de rodas, é permitido deixar a bola quicar duas vezes na mesa.

Além desse ponto, o saque deve ser feito usando a mão contrária a que o sacador segura a raquete. Porém, é interessante destacar que as regras apresentadas aqui são para pessoas que usam cadeira de rodas, sendo possível que outras PcDs também pratiquem.

Entretanto, para quem é andante, mas que não tem condição de usar o braço contrário, é permitido usar a mesma mão que segura a raquete. De toda forma, esse esporte pode ser adaptado para que praticamente todos consigam aproveitar o momento de lazer.

2. Basquete 🏀

Um dos esportes adaptados indicados para PcD é o basquete, muito comum de ser praticado em todo o mundo. A modalidade para pessoas com deficiência surgiu assim que a Segunda Guerra Mundial teve fim, em 1945, nos EUA, país de origem do esporte.

O basquete é um dos poucos esportes que estão sendo praticados hoje em dia, mas que estiveram em todas as edições da paralimpíadas. A modalidade é praticada em cima de cadeiras de rodas, que são padronizadas de acordo com o permitido no esporte.

Além disso, ocorre uma classificação dos atletas, que são divididos de acordo com o seu comprometimento motor de maneira geral. Dessa maneira, é possível garantir que as partidas e as equipes como um todo sejam mais equilibradas.

Em todo caso, o basquete é um dos melhores esportes para ser praticado por quem é PcD, pois conta com várias vantagens. Trabalho em equipe, dinamismo, desenvolvimento motor, entre outros pontos são muito bem trabalhados com essa prática.

3. Natação 🏊

A natação é um dos melhores esportes adaptados para quem quer começar a se exercitar com mais frequência. Isso porque, além de todo o trabalho motor, ainda é possível contar com grande divertimento, o que torna tudo muito mais agradável.

A natação é capaz de trabalhar todas as funções do seu corpo, além de contar com vários benefícios inclusos. Não é à toa que, dentro de competições oficiais, como a paralimpíadas, essa é uma das modalidades em que o Brasil mais alcança medalhas.

O interessante é que existem adaptações para todos. Por isso, quem tem deficiência física ou visual, por exemplo, não deve encontrar dificuldades ao praticar o esporte.

Além disso, existem diversas modalidades dentro da sua versão adaptada, variando na forma de nado e também no tamanho do trajeto. A natação é um dos esportes melhor adaptado, e por isso, é uma excelente alternativa para PcD que queira se exercitar.

4. Atletismo 🏆

O atletismo conta com diversas adaptações diferentes para conseguir atender a todos as pessoas com deficiência. É possível que deficientes físicos, mentais e visuais (com acompanhamento) consigam praticar essa modalidade sem grandes problemas.

Para garantir equilíbrio entre os competidores, é feita uma classificação para checar a capacidade de cada esportista. Dessa forma, todos conseguem competir em igualdade, tendo totais condições de vender diferentes provas.

Dentro do atletismo, é possível contar com lançamentos, saltos, arremessos, além da tradicional pista de corrida, muito famosa. Com as adaptações corretas, os esportes podem abarcar um número cada vez maior de pessoas.

De toda forma, para praticar o atletismo, é preciso preparo, assim como em outros esportes apresentados aqui. Por isso, caso não tenha conhecimento nenhum sobre o tema, não deixe de procurar por ajuda qualificada para garantir a sua segurança.

5. Voleibol 🏐 

O voleibol sentado é um dos esportes adaptados indicados para PcD de maior sucesso e de fácil adaptação. Por meio dele, é possível trabalhar funções cognitivas, o trabalho de equipe, e ainda se divertir de maneira bastante considerável.

Além disso, as capacidades motoras estão em constante desenvolvimento quando estamos falando sobre esse esporte. Sendo extremamente dinâmico, o voleibol sentado conta com as mesmas regras da modalidade em pé, porém, com algumas pequenas diferenças.

Primeiramente, a quadra conta com as dimensões de 10m x 6m, além de que a altura da rede é de 1,15 para os homens. Já no caso das mulheres, a rede é 10cm mais baixa, logo, fica na altura de 1,05m.

De toda forma, é preciso destacar que, no voleibol sentado, não é permitido tirar a pélvis do chão em nenhum momento. Os dois times, com 6 jogadores cada, são montados de acordo com a deficiência de cada indivíduo, para que as partidas fiquem o mais equilibradas possível.

Por fim, esse é o nosso material, e para conferir outros textos do tipo, acesse o nosso blog para mais!

Nenhum post encontrado