Fisioterapia
O que são exercícios pliométricos e seus principais benefícios?

O que são exercícios pliométricos e seus principais benefícios?

Saber o que são exercícios pliométricos é essencial para te ajudar a alcançar os resultados desejados para o seu corpo. Por meio de atividades físicas específicas, é possível conseguir fazer com que o seu desempenho como um todo melhore.

Os exercícios físicos em geral já contam com uma série de benefícios interessantes para seus praticantes. Porém, quando falamos sobre a sua versão pliométrica, estamos tratando sobre outras vantagens, ainda mais diferenciadas.

Enfim, esse tipo de prática é muito usada por atletas profissionais, porém, também podem ser feitas por quem apenas quer ter mais saúde. Se o seu objetivo é se tornar saudável, sem, necessariamente, ter muitos músculos envolvidos, esse pode ser o caminho.

De toda forma, confira o artigo a seguir para descobrir o que são os exercícios pliométricos e as suas vantagens para o corpo!

Entenda o que são os exercícios pliométricos

Antes de tudo, é preciso entender o que são os exercícios pliométricos, muito citado por várias pessoas em todo o Brasil. Basicamente, estamos falando sobre práticas que visam melhorar o rendimento dos indivíduos por meio do seu fortalecimento.

O objetivo aqui é conseguir o fortalecimento da massa muscular, e para isso, faz-se uso de exercícios que contam com benefícios a longo prazo. Com essa estratégia, é possível correr mais rápido, ter mais força, pular mais alto, ou seja, melhora o seu desempenho.

Para isso, os exercícios físicos da academia podem até ajudar, porém, não contam com resultados voltados exatamente para isso.

Aqui, o foco não é ficar hipertrofiado, contando com grande definição de músculos ou qualquer objetivo parecido com este, mas sim, fazer com que a performance de atletas e pessoas que gostam de atividades físicas sejam melhoradas. Com a realização de exercícios específicos, e depois aumentando a sua intensidade, é possível melhorar a forma como o seu corpo funciona.

São várias as variações de exercícios físicos que podem te ajudar a melhorar o seu condicionamento. Porém, para que tudo seja feito da maneira correta, sem colocar a sua saúde em risco, é necessário contar com o auxílio de profissionais capacitados.

Quais exercícios podem ser feitos nessa prática?

Os melhores exercícios pliométricos para o seu caso devem ser definidos pelo profissional que estiver te acompanhando. Somente depois disso é possível verificar o que pode te ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis.

Contudo, é comum que certos tipos de exercícios sejam feitos com uma frequência maior do que outros. De maneira geral, algumas das atividades que são comuns de serem feitas são as seguintes:

 

    • Flexões: são várias as variações possíveis, como flexionar batendo palmas, flexão horizontal, entre outras versões existentes;
    • Pular corda: aqui o praticante pode começar devagar e aumentar a velocidade e a quantidade de saltos com o passar do tempo;
    • Saltos: existem muitas variações, podendo ser salto na caixa, agachar e depois saltar sobre algo alto, entre outras modalidades;
    • Arremessos: Tudo isso pode te ajudar a alcançar os resultados desejados, aumentando o seu desempenho de diferentes maneiras. Além de tonificar os músculos, ao adotar algumas dessas práticas, a sua performance é melhorada de maneira bastante significativa.

Melhor desempenho físico

Para quem gosta de praticar esportes, tenha a certeza de que os exercícios pliométricos vão melhorar a sua performance. Por meio de práticas de saltos ou que te ajudem a desenvolver a sua força física, o seu desempenho vai ser otimizado de forma significativa.

Para quem pratica esportes que envolvem saltos, como é o caso do basquete, por exemplo, os resultados podem ser excelentes. Como o seu músculo vai estar mais potente, você pode conseguir obter uma performance muito mais significativa nesse sentido.

Além disso, esportes que envolvem explosão física, para conseguir alcançar resultados melhores, isso também é bem-vindo. No futebol, por exemplo, é necessário ter boa explosão para chegar até a bola antes dos marcadores do time adversário.

De toda forma, se você pratica esportes, seja em nível profissional, ou apenas como hobby, esses exercícios podem te ajudar de forma significativa. Esse benefício é excelente para qualquer um que queira melhorar a forma como realiza tarefas básicas.

Coordenação motora é melhor trabalhada

Por exigir o uso de todo o seu corpo na realização de vários exercícios, as práticas pliométricas ajudam a desenvolver a sua coordenação motora. Isso acaba afetando diretamente o seu equilíbrio, que também conta com melhorias significativas.

Isso porque, em muitos exercícios pliométricos, os saltos são essenciais, e para isso acontecer, é necessário ter bom equilíbrio. Sendo assim, conforme você for progredindo, maiores são as chances de alcançar melhores resultados motores em geral.

Além disso, ao fazer a combinação de exercícios do tipo com o levantamento de peso, é possível aumentar a sua potência muscular. O movimento que faz com que o seu músculo ganhe mais força para realizar tarefas esportivas são trabalhados da melhor forma possível.

De toda forma, isso acaba influenciando diretamente no ganho de força, e por isso, os exercícios pliométricos são tão importantes para isso. Se o objetivo é garantir uma explosão mais significativa, essa prática é mais recomendada do que a maioria das outras.

Otimização de performance para os atletas

Outro benefício dos exercícios pliométricos é a otimização da sua performance como atleta. Para os corredores, isso é ainda mais acentuado, afinal, torna as suas passadas mais rápidas, além de dar ao seu músculo o que ele precisa para aumentar a sua explosão.

Além disso, por meio das práticas pliométricas, como já dissemos, é possível aumentar a sua coordenação motora, o que te ajuda também a correr. Com força e equilíbrio necessários para conseguir se destacar, as chances de sucesso são muito maiores.

Contudo, é interessante citar que isso pode ser aproveitado também por pessoas que não são atletas de corrida. Quem apenas pratica exercícios físicos, e quer contar com músculos mais potentes para a realização de tarefas básicas, essa é uma boa alternativa.

Em todo caso, os exercícios pliométricos, como estamos vendo, são essenciais para garantir resultados melhores para você de diferentes formas. Se o objetivo é se tornar alguém com performance otimizada, essa pode ser uma boa alternativa a ser adotada.

Enfim, esse é o nosso artigo, e para conferir outros, continue navegando nosso blog!

Nenhum post encontrado