Saúde e Bem-Estar
5 formas para o tratamento de artrose

5 formas para o tratamento de artrose

Conhecer formas para o tratamento de artrose é essencial para quem pretende se livrar dessa doença. Ela, que atinge milhões de brasileiros, é capaz de gerar fortes dores crônicas, além de inchaço na região, entre outros sintomas que podem incomodar no dia a dia.

Contudo, é possível tratar dessa doença ao adotar as soluções corretas, o que vai depender de acordo com o seu caso. Por esse motivo, antes mesmo de conhecer as formas de tratamento, é preciso ter ciência de que você precisará de acompanhamento médico.

Nenhum texto de internet vai te dar respostas tão precisas quanto um médico é capaz de fazer em uma visita presencial. Por isso, não deixe de procurar ajuda profissional, mesmo que se informar com artigos digitais ainda seja algo importante a ser feito.

De toda forma, confira o texto a seguir para conhecer as formas de tratamento para artrose!

1. Cirurgia

Essa uma das formas para o tratamento de artrose é a cirurgia, indicada quando outros métodos não alcançam a eficácia desejada. Aqui, estamos falando sobre o último recurso a ser utilizado, afinal de contas, é um método mais invasivo do que os outros.

Além disso, em cirurgias, é possível que algumas sequelas sejam notadas, o que torna o procedimento menos recomendado. Porém, em situações mais graves, é necessário adotar esse procedimento, afinal, os outros métodos podem não apresentar resultados.

A cirurgia pode ser feita para raspar o tecido que foi afetado, ou ainda para substituir toda a articulação que está causando problemas. Após isso, é necessário a realização de fisioterapia, para garantir que os movimentos voltem à normalidade.

De toda forma, esse método costuma apresentar boa eficácia, porém, vai depender muito de cada caso visto de forma isolada. Além disso, ela só pode ser feita com a indicação de um médico, que irá verificar se isso realmente é necessário para o seu caso.

2. Fisioterapia

A fisioterapia é um dos métodos de tratamento para artrose mais eficazes, pois trabalha diretamente na região afetada. Por meio de exercícios físicos específicos, além de outras práticas básicas, é possível alcançar os resultados necessários para sua saúde.

Alguns dos métodos usados são o uso de bolsas de gelo e calor, exercícios de mobilização, entre outros métodos. Com isso, você consegue diminuir o impacto na região, além de fortalecer os músculos que garantem a proteção do local que está sendo afetado.

fortalecimento de músculos, inclusive, é primordial para garantir que você consiga se recuperar da maneira correta. Práticas aeróbicas, como bicicleta e esteira, por exemplo, são boas alternativas para diminuir o retorno dos sintomas da artrose.

De toda forma, tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um profissional, que vai te mostrar como realizar as atividades. Além disso, é ele o responsável por criar a bateria de atividades que devem ser feitas para a manutenção da sua saúde.

3. Medicamentos

O tratamento de medicamentos também é eficaz, desde que sejam aplicados da maneira correta. Aqui, um ortopedista será o responsável por verificar quais analgésicos e anti-inflamatórios podem obter melhores resultados dentro do seu organismo.

Algumas das alternativas mais comuns para aliviar as dores em caso de artrose são aspirina, paracetamol e ibuprofeno. Contudo, como dissemos, isso vai depender de cada caso, e apenas o médico responsável pelo seu caso pode dizer o que é melhor para você.

Além desses, para diminuir o inchaço, além de ajudar a regenerar a sua cartilagem, outros medicamentos também podem ser utilizados. Existem remédios que até mesmo protegem as suas articulações, evitando com que a situação se torne ainda pior.

Enfim, ainda é interessante saber que os medicamentos podem ser aplicados via infiltração, diretamente na área que está sofrendo com as dores. Dessa forma, o esperado é que os efeitos sejam sentidos mais rapidamente, e que a taxa de eficácia aumente.

4. Caseiro

Uma forma de tratar a artrose dentro de casa é com o auxílio de uma bolsa de água quente, que ajuda a diminuir as dores na região. Para isso, basta esquentar a sua bolsa e colocar ela em cima do local dolorido, assim que as dores começarem a ser sentidas.

Caso você não tenha uma bolsa de água dentro de casa, você pode usar uma trouxinha de pano como substituta. Porém, nesse tipo de situação, é preciso adicionar sementes de sésamo ou linhaça aquecidas em cima do local onde a dor estiver sendo sentida.

Aqui, o mais indicado é usar o microondas para aquecer a semente escolhida, porém, se encontrar outro método para isso, basta usá-lo. De toda forma, as duas contam com excelentes propriedades para garantir a manutenção da sua saúde.

É recomendado que a bolsa ou a trouxinha seja usada entre 15 e 20 minutos na região, para garantir que não vai perder a eficácia. Esse tipo de tratamento é muito eficaz para fazer com que as dores da artrose não te incomodem tanto quanto antes.

5. Natural

Uma das formas para tratamento de artrose é o método natural, com a ajuda de chás que contam com substâncias medicinais. Essa alternativa é a menos invasiva possível, afinal, estamos falando apenas sobre beber líquidos, o que auxilia na sua cura.

Nesse caso, seria necessário fazer um chá de semente de sucupira, que conta com efeito calmante e outras propriedades. Entre as propriedades, também podemos destacar a de regenerar as suas articulações, e por isso, a planta é tão utilizada nesse contexto.

Contudo, é claro, é recomendado que o tratamento natural seja usado em conjunto com outros métodos apresentados em nosso artigo. Em conjunto com os medicamentos, por exemplo, ele pode apresentar resultados extremamente satisfatórios.

De toda forma, para a produção da bebida, o mais indicado é que esmague 12 sementes de sucupiras em um recipiente. Em seguida, adicione 1 litro de água e deixe ferver, sendo este, o único procedimento necessário para finalizar o seu preparo.

Em relação à quantidade de vezes que você precisa ingerir por dia, não existe um número correto. Porém, é permitido beber várias vezes por dia, desde que não ultrapasse muito o limite de 1 litro, e que você converse com o seu médico sobre esse método antes.

 

Por fim, esse é o nosso artigo, e para conferir outros textos para te ajudar a cuidar da sua saúde, não deixe de acessar nosso blog!

Nenhum post encontrado