Fisioterapia
Lesão muscular: quando é possível voltar a praticar exercícios?

Lesão muscular: quando é possível voltar a praticar exercícios?

A lesão muscular é, muitas vezes, a grande causa da interrupção dos treinos de quem pratica atividades físicas, seja amador ou profissional.

Ela ocorre quando, por algum motivo, as fibras se rompem fazendo com que o músculo perca parte ou totalmente a sua função. Entre os principais tipos de lesão está o estiramento muscular.

Os fatores que levam às lesões musculares podem ser externos — como uma pancada forte — ou internos — como o esforço além do suportado pelo músculo. Neste post, vamos falar mais sobre o assunto, acompanhe!

Quais são os tipos de lesão muscular?

Elas podem ser classificadas em crônicas e agudas, sendo a aguda quando a recuperação é feita dentro de três semanas e a crônica quando leva mais tempo.

Existem quatro tipos de lesões musculares:

Estiramento

Ocorre quando há o alongamento exagerado das fibras musculares, gerando dor no local, que piora com o esforço. Tem menos de 5% das fibras musculares afetadas e, geralmente, não há hematoma.

Distensão

É muito semelhante ao estiramento, o que difere uma da outra é que, nesse caso, a quantidade de fibras musculares afetadas é bem maior, podendo chegar a mais de 50%.

Contusão

É considerada uma lesão traumática aguda em que o músculo recebe uma pancada de algum objeto ou até mesmo de alguma pessoa — em caso de esportes coletivos.

Pode ser classificada em leve, moderada ou severa de acordo com a intensidade do choque e o tempo para recuperação.

Ruptura

Envolve o rompimento total das fibras musculares, sendo a mais difícil de acontecer.

Qual é a gravidade?

Podemos considerar três graus de gravidade. É importante salientar que quanto antes o problema for diagnosticado, mas fácil é o tratamento. Por isso, ao identificar dores e outros sintomas, consulte um médico. Os principais graus de gravidade são os seguintes:

Grau I

Quando até 5 % das fibras musculares são rompidas. Não há inchaço, nem perda de função e a dor é menor.

Grau II

Pode afetar de 5% a 50% das fibras musculares, ocasionando edema, dores e perda parcial da função.

Grau III

É a ruptura total ou de grande parte das fibras musculares, gerando dor intensa, inchaço, hemorragia e a perda total da função do músculo, o que pode levar à cirurgia para recuperação.

Como é feito o tratamento?

Depende do tipo e do grau da lesão. Se for algo leve, parar a atividade e colocar compressa de gelo e pomada específica é o suficiente. Já nos casos de lesões mais intensas, geralmente se usa o protocolo PRICE:

• proteção (Protection): proteção do músculo para evitar novos traumas;
• descanso (Rest): repouso total ou do músculo lesionado para a recuperação;
• gelo (Ice): compressas de gelo várias vezes ao dia para diminuir o edema e hematomas;
compressão (Compression): pode ser usada faixa elástica ou bandagem para limitar o edema;
• elevação (Elevation): elevação do membro afetado para evitar o inchaço e melhorar a circulação venosa;
• pomadas anti-inflamatórias: existem algumas pomadas de uso tópico que podem ser utilizadas; Diclofenaco e Calminex são exemplos dessas pomadas. Porém, como se tratam de medicamentos, o mais indicado é que o uso seja acompanhado de um médico;
• fisioterapia: os fisioterapeutas utilizam equipamentos e técnicas que podem deixar os músculos mais relaxados e contribuir para a melhora da lesão;
• exercícios de alongamento: exercícios de alongamento antes e após os treinos não só evitam como também ajudam a corrigir lesões. No entanto, procure realizá-los sempre com a supervisão de um profissional de educação física.

Clique aqui e conheça o Kit Bolsa Gel Térmica + Suporte para Bolsa.

Quais produtos podem ajudar no tratamento de estiramento muscular e outras lesões?

Além dos tratamentos adequados, existe uma série de produtos que podem ser utilizados para ajudar a corrigir o estiramento muscular e outros tipos de lesão. A seguir, vamos falar brevemente sobre os principais deles. Veja!

Tipoia

Damos o nome de tipoia a um suporte para imobilização que tem a função de fazer com que os membros fiquem suspensos e imóveis. Apesar de serem comumente usadas em situações em que há fraturas nos braços, elas também são úteis para os casos de lesões.

É recomendado, por exemplo, passar uma pomada no braço lesionado e colocar a tipoia para que ele fique imóvel e o medicamento surta o efeito desejado.

Joelheira ortopédica

A joelheira ortopédica é um item que deve ser utilizado quando se volta a praticar depois de ter feito um tratamento para estiramento muscular ou então quando se deseja evitar o problema.

O acessório é recomendável para atletas de alto rendimento ou que fazem longos percursos, como caminhada e corrida, mesmo que seja de esteira, dentro de uma academia.

Tornozeleira ajustável

Assim como as joelheiras, as tornozeleiras também têm o objetivo de evitar o estiramento muscular e outros tipos de lesões. Por isso, esse item pode ser incorporado na sua rotina de atividades físicas.

A ideia é que sejam protegidas as articulações dos tornozelos, evitando e estabilizando dores que podem ser sentidas no decorrer da prática dos exercícios.

Meias de compressão

As meias de compressão são acessórios recomendados para, como o próprio nome sugere, reduzir a pressão nas pernas e evitar que possíveis lesões aconteçam.

O seu uso é recomendado no pós-treino, para aliviar aquela sensação de cansaço nas pernas, que é muito comum para os atletas depois de passar por um longo período na academia ou fazendo alguma atividade física.

Quando se pode voltar aos exercícios físicos?

Tudo dependerá do grau de gravidade da lesão, sendo que nas mais leves é possível retomar as atividades quando não houver mais dor e for possível movimentar o músculo normalmente.

No entanto, nas lesões mais graves é imprescindível o acompanhamento de um ortopedista, que saberá qual é o momento certo para que se possa voltar a fazer atividade física.

É importante lembrar que a retomada das atividades deve ser de maneira gradual, com exercícios de menor intensidade. É importante também fazer o aquecimento e o alongamento corretamente antes da prática.

Como evitar a lesão muscular?

A causa da maioria das lesões está no esforço exagerado do músculo e na falta de aquecimento e alongamento antes de iniciar as atividades físicas. Contudo, outros cuidados devem ser tomados como:

• não aumentar a carga ou intensidade dos exercícios em mais de 10% entre as semanas;
• praticar a musculação para o fortalecimento dos músculos;
• quem está acima do peso não deve fazer exercícios de alto impacto;
• ter uma alimentação saudável e equilibrada para a correta manutenção dos músculos, além da hidratação adequada.

A lesão muscular pode ser dolorosa e causar transtornos na vida dos amantes das atividades físicas. Por isso, saber a hora de retomá-las e tomar os cuidados para evitá-las são as melhores maneiras de se manter sempre ativo.

O estiramento muscular é um dos tipos de lesão mais comuns e é por isso que você deve tomar medidas preventivas contra isso. Assim, conseguirá fazer atividades físicas e evitar esse problema, que compromete o rendimento de muitos atletas.

Que tal aproveitar que está por aqui e ler nosso post sobre 5 produtos ortopédicos que você precisa conhecer? Ele apresenta com detalhes alguns itens que podem ser incluídos em sua rotina para facilitar o seu dia a dia.

Nenhum post encontrado