Fisioterapia
Fratura por estresse: veja as principais causas e saiba como prevenir!

Fratura por estresse: veja as principais causas e saiba como prevenir!

Você já ouviu falar em fratura por estresse? Trata-se de uma das lesões mais comuns entre os atletas ou pessoas que praticam atividades físicas com muita frequência. Apesar de ser recorrente, as pessoas ainda têm muitas dúvidas acerca do assunto.

Pensando nisso, fizemos este post para esclarecer alguns pontos importantes. Continue a leitura e saiba o que é uma fratura por estresse, bem como suas causas, sintomas e formas de prevenção.

O que é uma fratura por estresse?

A fratura por estresse é uma lesão que ocorre quando há desgaste dos ossos das pessoas por conta da prática de exercícios físicos de grande intensidade. Embora seja mais comum em atletas, ela também pode se desenvolver em trabalhadores que cumprem serviços braçais e fazem movimentos repetitivos, como operários da construção civil, por exemplo.

Esse desgaste faz com que ocorra a fratura nas partes internas dos ossos, que pode evoluir para uma fratura total. É por isso que deve ser feito o tratamento assim que o problema for identificado.

Quais são as causas de uma fratura por estresse?

Como explicamos, as causas de fratura por estresse estão relacionadas ao esforço exagerado. No entanto, os fatores que desencadeiam a doença são classificados em duas categorias:

Causas intrínsecas

Os fatores de causas intrínsecas estão relacionados ao sexo, à idade, à estrutura óssea e ao equilíbrio dos pacientes. Os homens, por exemplo, têm mais resistência física que as mulheres. É por esse motivo que as pessoas do sexo feminino são mais acometidas por essa doença.

Causas extrínsecas

Já os fatores extrínsecos não dizem respeito aos fatores físicos individuais de cada pessoa, mas ao tipo de exercício e intensidade com que eles são feitos.

Quais são os principais sintomas da fratura por estresse?

A fratura por estresse tem alguns sintomas muito característicos. Os principais deles são:

• inchaço no local da fratura;
• dor ao apalpar o local;
• dor ao realizar atividades físicas;
• queda no desempenho de exercícios físicos.

Se você identificar algum desses sintomas, é recomendado procurar imediatamente um médico. Afinal, quanto antes o problema for diagnosticado, mais fácil de ser curado.

Clique aqui e conheça nossa linha de Produtos Ortopédicos e para Fisioterapia.

Como prevenir a fratura por estresse?

Popularmente conhecida como a doença dos corredores, pelo fato de se desenvolver mais acentuadamente nos joelhos, a fratura por estresse pode ser prevenida quando se tem cuidados específicos ao praticar atividades físicas. Evitar o exagero, por exemplo, é uma boa alternativa para que os seus ossos não desenvolvam esse tipo de problema.

Outra maneira de evitar a fratura por estresse é utilizando produtos como joelheiras, meias de compressão, entre outros, durante e após a prática da atividade física. Assim, evita-se que os músculos e ossos se desgastem em demasia.

Gostou deste artigo? Agora você já sabe quais são as principais questões em relação à fratura por estresse. Por isso, se em algum momento pensar que se encontra nessa situação, procure um médico de sua confiança. Caso seja diagnosticado com o problema, é importante que conheça os produtos ortopédicos para recuperação de lesões, pois eles serão grandes aliados no tratamento.

Nenhum post encontrado