Bem-estar
Confira aqui as principais dicas para amamentar!

Confira aqui as principais dicas para amamentar!

Amamentar é uma demonstração de amor e muitas mulheres sonham com esse momento desde o surgimento da gravidez. Contudo, quando finalmente chega o momento, é normal ter dúvidas e não saber muito bem o que fazer. Seguindo algumas dicas para amamentar, você pode garantir que esse momento seja mais tranquilo e benéfico tanto para você quanto para o bebê.

Apesar de ser um ato muito importante, nem sempre a amamentação é como sonhamos. No entanto, se você se preparar bem, pode tornar o momento mais fácil e aproveitar o tempo para criar uma conexão com o bebê. Quer entender como facilitar a amamentação? Confira no post a seguir. 

Qual a importância e os problemas comuns da amamentação?

Os benefícios são muitos, aleitar o neném é uma excelente forma de reforçar seu sistema imunológico e reduzir as chances de obesidade infantil, síndrome metabólica, diabetes, hipertensão e doença celíaca. Mas não é só isso! A amamentação também faz bem à mãe, pois reduz as chances de câncer de mama e ovário e ainda auxilia no emagrecimento pós-parto.

No entanto, por ser uma experiência totalmente nova, muitas mulheres estranham o momento e têm dificuldades para conseguir alimentar o neném. Nessa hora, é importante superar os problemas e não desistir rapidamente.

Quais são as melhores posições para amamentar?

Entre as principais dicas para amamentar, também está a escolha de uma posição correta. Procure se posicionar de forma confortável e leve o bebê até o seio. A posição mais fácil nos primeiros dias é a barriga com barriga, pois desse jeito você se sentirá mais segura para realizar a amamentação.

Para que o bebê consiga se alimentar corretamente, ele precisa abocanhar toda a aréola do seio e não só o mamilo. Com o polegar e o indicador, forme um C e aproxime a aréola do queixo do bebê, encaixando-a inteira em sua boca. Certifique-se de que a cabeça e o corpo do neném estão alinhados, assim ele conseguirá engolir mais facilmente.

Como a alimentação influencia na amamentação?

Durante a amamentação é normal que você sinta mais fome. Isso acontece porque todo o seu organismo está trabalhando 24 horas por dia para a produção de leite. Por isso, ter uma alimentação saudável é fundamental para garantir que seu leite tenha todos os nutrientes necessários.

Consuma muitos líquidos, incluindo água, sopas, sucos e chás e dê preferência a alimentos ricos em nutrientes, como frutas e verduras. Alimentos com cafeína, industrializados, embutidos e muito gordurosos devem ser evitados, assim como o leite de vaca, que pode desencadear reações alérgicas.

Qual a melhor hora para amamentar?

O ideal é oferecer o seio sempre que o bebê demonstrar sinais de fome, como procurar o peito com a boquinha ou lamber os lábios. Ofereça sempre o peito mais cheio ou o que o bebê mamou por último, isso garantirá uma melhor produção de leite. No caso de produção excessiva, aproveite para retirar o excesso e estocar para os momentos em que você não estiver em casa. Você pode fazer a ordenha manual ou utilizar uma bomba elétrica.

A amamentação é um ato de amor e é muito importante para garantir a saúde do bebê. Caso ainda surjam dúvidas, converse com a equipe médica e peça para que ela verifique se a posição está correta.

Esclarecendo as suas dúvidas e seguindo as nossas dicas para amamentar, você poderá desfrutar desse momento de conexão e aproveitar todos os benefícios do aleitamento materno.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais informações como estas diretamente em seu e-mail.

Clique aqui e confira nossos Produtos Especiais para Gestantes.

Nenhum post encontrado