Acessibilidade
Qual é a importância da psicologia na vida da pessoa com deficiência?

Qual é a importância da psicologia na vida da pessoa com deficiência?

Ser uma pessoa com deficiência é ter seus momentos de altos e baixos, porém, é possível que a maioria dos momentos sejam felizes. Para isso, é necessário ter o acompanhamento de um psicólogo especialista para esse tipo de atendimento. Esse profissional é a pessoa mais indicada a ajudar na autoestima e motivar a ter uma vida ativa no convívio social.

A psicologia na vida da pessoa com deficiência possibilita diversos benefícios, ela melhora o desenvolvimento cognitivo, aumenta a qualidade da vida social, diminui o sentimento de exclusão e auxilia na superação da discriminação.

Quer conhecer como é importante o atendimento psicológico às pessoas com deficiência? Siga lendo este artigo!

Entenda as vantagens da psicologia na vida da pessoa com deficiência

Um psicólogo capacitado ajuda a pessoa com deficiência a levar uma vida o mais normal possível. Veja algumas vantagens que esse apoio promove.

Melhora o desenvolvimento cognitivo

Há casos em que a deficiência pode comprometer o processo cognitivo. Nessa situação, é importante o acompanhamento com psicólogo para que o atendimento seja direcionado ao problema.

Com esse reforço psicológico, o deficiente apresenta um progresso grandioso que pode fazer toda diferença em sua vida no que se refere a ensino-aprendizagem. Possibilita, também, o desenvolvimento de suas decisões e outras maturidades e avanços que podem remeter à qualidade de vida.

Proporciona melhoria na vida social

O acompanhamento psicológico motiva a pessoa deficiente a ter uma vida social mais inclusiva nos âmbitos profissionais e pessoais. O profissional pode mostrar ao indivíduo que ele pode ser alguém proativo no círculo social e deve entender que conta com direitos em todos os sentidos.

Fortalecer a autoestima dessa pessoa é um ponto fundamental para que ela tenha engajamento para viver com naturalidade no meio da sociedade.

Clique aqui e conheça nossa linha de Cadeiras de Rodas.

Diminui o sentimento de exclusão

As deficiências são fortes motivos para que algumas pessoas sintam-se à margem da sociedade. O atendimento psicológico desperta a conscientização de que a deficiência não é impedimento para ter uma vida dinâmica e feliz.

Praticar esportes, buscar novos conhecimentos por meio de diversos estudos, participar de projetos sociais, fortalecer a espiritualidade e outras ações são formas de despertar o sentimento de empoderamento e ativismo nas comunidades.

Ajuda na superação da discriminação

A discriminação existe! E isso é um agravante que precisa ser muito bem acompanhado na vida das pessoas com mobilidade reduzida. O psicólogo fortalece na pessoa com deficiência o reconhecimento de que seu problema é real, porém, é importante que ele sempre mantenha a postura de que não é inferior às outras pessoas. E é colocando esse pensamento em prática no seu dia a dia que a pessoa com deficiência supera todas as discriminações praticadas pela sociedade.

Agora você entendeu como é essencial a psicologia na vida da pessoa com deficiência e aprendeu que, por meio desse acompanhamento, é possível melhorar o desenvolvimento cognitivo e a interação social e até superar a discriminação. No entanto, devido à realidade da vida, existem os momentos de fraqueza e de angústia, de sentir-se diferente dos outros, e é essa a hora de consultar o psicólogo para minimizar o sofrimento e voltar a ter autoestima e bem-estar.

Gostou de saber da importância desse acompanhamento a pessoas com deficiência? Então, siga nossas redes sociais para acessar outros artigos como este. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Nenhum post encontrado