Saúde
Meias de compressão na gravidez: você sabe quando deve usá-las?

Meias de compressão na gravidez: você sabe quando deve usá-las?

O período de gestação é um momento muito especial na vida das mulheres, contudo, muitas vezes, ele vem acompanhado de dores nas pernas e desconfortos devido à má circulação sanguínea. Contudo, você sabia que é possível aliviar esses sintomas e tornar esse período mais agradável? As meias de compressão na gravidez são grandes aliadas para prevenir edemas e desconfortos.

Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este post. Confira!

Como funcionam as meias de compressão?

Além do aumento de peso, durante a gravidez também ocorre um grande aumento na quantidade de sangue no corpo da mulher. Com a força da gravidade, esse sangue, muitas vezes, tem dificuldade para circular normalmente e voltar ao coração, ficando parado nos membros inferiores.

A meia de compressão funciona, portanto, realizando uma pressão gradual nas pernas, o que ajuda a bombear o sangue para cima, melhorando a circulação e evitando inchaços e dores.

Quem deve utilizar as meias de compressão?

As meias de compressão não apresentam contraindicações e podem ser utilizadas por todas as gestantes. Mulheres que sofrem com inchaços e dores nas pernas ocasionalmente podem optar pelo uso para diminuir o desconforto, no entanto, isso não é obrigatório.

Já nos casos que esse inchaço é excessivo e acompanhado de varizes, a recomendação é fazer uso da meia diariamente e deixar os pés elevados ao fim do dia. Além disso, é importante conversar com seu médico para verificar qual o tipo de compressão indicado.

É importante também ter um cuidado maior com viagens aéreas com mais de 4 horas de duração. Nesses casos, o uso da meia elástica se torna obrigatório para as gestantes, evitando, assim, a formação de trombos.

Quais os benefícios de utilizar?

O grande benefício da meia elástica é a prevenção de edemas e trombose nas pernas e a melhora na circulação sanguínea no geral. Além de aliviar desconfortos, essa melhora na circulação também ajuda a reduzir os batimentos cardíacos da mãe e do bebê.

Outra vantagem da meia de compressão é a possibilidade de escolher a graduação correta para cada caso, aliviando desde as sensações de perna pesada até casos mais complexos de varizes.

Clique aqui e conheça nossas Meias Elásticas Suave Compressão.

Preciso usar por quanto tempo?

Na maioria dos casos, a gestante começa a sentir desconfortos e inchaços a partir do segundo trimestre, portanto, esse é um bom período para investir na sua. Vale lembrar de que as meias atuam na prevenção dos edemas, por isso, você também pode utilizar uma meia de compressão suave desde o início da gravidez, mas é importante conversar com seu obstetra para verificar se é necessário aumentar a graduação ao longo do tempo.

Os inchaços não costumam passar logo após o parto e continuam por algum tempo, por isso, é comum que o obstetra indique a utilização por mais 6 meses depois do nascimento do bebê.

As meias de compressão na gravidez são grandes aliadas para tornar esse período mais agradável e livre de desconfortos. Na hora de comprar a sua, é importante conversar com seu obstetra para saber qual a graduação mais indicada.

Quer adquirir a sua meia de compressão agora mesmo? Na Ortoponto você encontra todos os modelos. Acesse nossa loja virtual e confira!

Nenhum post encontrado