Fisioterapia
Dor na nuca: o que pode ser, causas e tratamento

Dor na nuca: o que pode ser, causas e tratamento

Por acaso você já sentiu dores na nuca? E se sim, ficou preocupado quanto a isso? Saiba que nem sempre uma dor nessa região do corpo é indicadora de algo mais grave ou de que a situação seja de fato alarmante.

Ao sentir dores na nuca, geralmente a tendência das pessoas é pensar no pior, logo que a região está próxima de partes muito delicadas do corpo humano, como a cabeça e a medula. E, realmente, a preocupação não é à toa, já que dependendo do nível de dor sentida na nuca e dos sintomas que acompanham o incômodo, a situação pode sim ter uma magnitude mais séria.

Entretanto, nessa situação, uma dica importante é manter a calma. Afinal, antes de se preocupar demais com as causas da enfermidade, vale a pena considerar que a dor na nuca pode ser consequência até mesmo do sujeito ter vivenciado um período com bastante estresse e exaustão.

Também é necessário lembrar que na maior parte das vezes a dor na nuca não indica uma circunstância grave, e pode se tratar apenas de uma dor muscular ou tensional, de cunho mais comum, na região cervical, decorrente muitas vezes de uma má postura ou de uma excessiva contração dos músculos nessa região do corpo.

Por vezes, acabamos passando horas e horas com os nossos corpos em uma má postura, geralmente na realização de nossas tarefas diárias, sem nem nos darmos conta dos prejuízos e danos que uma posição imprópria pode nos causar. Sendo assim, a dor na nuca pode surgir de uma falta de cuidado em relação ao alinhamento correto de nossos corpos, ou seja, em decorrência do jeito como cuidamos de nossa postura.

Inclusive, nesse sentido, não deixe de ler também nosso artigo sobre os principais problemas causados pela má postura!

Quando a dor na nuca não significa algo de mais grave e sim uma consequência dessas tensões ou um reflexo de questões emocionais, a solução pode estar em práticas simples, como por exemplo a aplicação de calor ou de aquecimento no local dolorido, através do uso de água morna ou de aparelhos que aqueçam a região.

Da mesma forma, pode-se tratar a dor apenas com a utilização de medicamentos caseiros, como o uso de chás e de pomadas feitas a base de ervas, como é o caso da arnica. Essas práticas podem ser o suficiente para que a dor não perdure no caso de um problema de caráter mais simples.

No entanto, se a dor na nuca estiver relacionada a motivos mais graves, tratando-se de um sintoma indicador de outra doença ou problema de saúde, saiba que será importante, na maioria dos casos, procurar pela ajuda de um médico especialista.

Doenças e problemas que podem ter relação com dores na nuca

Como dito anteriormente, nem sempre a dor na nuca significa grandes problemas, porém, é importante estar atento aos sintomas relacionados a dor.

Veja abaixo algumas das possíveis causas ligadas ao problema e os seus respectivos tratamentos.

Meningite

Infelizmente, uma pressão sistêmica mais elevada, chegando à região da nuca, pode deixá-la mais rígida e, desta forma, significar que o paciente está com um sintoma de meningite. Essa doença pode ser decorrente de vírus, de fungos ou de bactérias.

Os seus principais sintomas são:

• Dores na nuca e na cabeça;
Febre;
• Convulsões e vômitos;
• Dores no corpo e sensação de mal-estar.

Nessa situação, é de extrema importância que o paciente procure por um médico para que sejam realizados exames e o tratamento adequado, muitas vezes com o uso de antibióticos, de acordo com o agente infeccioso causador da doença.

Também é relevante lembrar que já existem vacinas de prevenção contra a meningite, que podem sem encontradas parcialmente na rede pública de saúde e parcialmente na rede privada.

O não tratamento adequado da doença pode levar o paciente ao óbito.

Hérnia de disco na região cervical

A hérnia de disco pode ser uma outra razão relacionada à dor sentida na nuca. Quando a dor sai da região cervical, muitas vezes chegando até a mão, o sujeito pode sentir adormecimentos nas partes do corpo envolvidas, bem como queimação e sensação de formigamento.

Neste caso, também é de extrema importância procurar por um médico, logo que a doença pode trazer consequências e sequelas irreversíveis.

Confira aqui nossa linha de Produtos Ortopédicos.

Pressão da medula

A pressão na medula espinhal pode decorrer de doenças e lesões na região, e um de seus sintomas é a dor na nuca, bem como a dor nas costas, o controle modificado do intestino e da bexiga e a forte sensação de fraqueza muscular.

Caso você observe esses sintomas, é necessário procurar um médico especialista, que provavelmente realizará um exame físico, como a utilização de imagens obtidas por meio de ressonância magnética, e dependendo da causa identificada, o paciente deve ser submetido à uma cirurgia ou à uma radioterapia.

Sinusite

A sinusite é uma doença bastante conhecida e até comum entre os sujeitos, por vezes é confundida com um resfriado. Essa infecção apresenta diversos sintomas, entre eles podemos citar as dores constantes na nuca, atrás dos olhos, no ouvido e na região da cabeça, bem como cansaço e congestão nasal.

Nesse caso, é recomendado o uso de medicamentos que aliviem os sintomas da inflamação.

Sinal de infarto

Se a dor na nuca vem acompanhada de dores no peito, a situação requer uma atenção a mais, já que pode indicar a falta de oxigênio no coração com probabilidade de um futuro infarto. Nesse caso, procure um médico o mais depressa possível.

Fratura ou ruptura de ligamentos

As fraturas e as rupturas de ligamento são causas muito comuns relativas às dores na nuca. Essas circunstâncias podem ser consequências de ações cometidas durante práticas esportivas ou de movimentos bruscos.

O uso de gelo no local imediatamente após a fratura pode colaborar com o processo de recuperação. Em todo o caso, é necessário procurar por um médico e analisar quais serão as medidas necessárias para que o problema seja resolvido, pode ser necessário enfaixar o local.

Agora você já conhece os principais indicativos da dor na nuca e sabe o que fazer em cada situação. Cuide da sua saúde e da de quem você ama! Aproveite e siga a Ortoponto no Instagram, para conferir todas as novidades e conteúdos sobre saúde e bem-estar.

Nenhum post encontrado