Produtos
Conheça as diferenças entre o medidor de pressão manual e digital

Conheça as diferenças entre o medidor de pressão manual e digital

Antes de comprar um aparelho para aferir a pressão arterial, é preciso saber as diferenças entre o medidor de pressão manual e digital. No mercado encontramos essas duas opções de produtos, ambos podem ser utilizados para identificar as alterações de pressão durante o dia.

Normalmente, encontramos esse tipo de equipamento em hospitais e clínicas médicas, porém isso não impede o uso desses acessórios em casa. Mas para que o produto seja eficiente e apresente um bom desempenho, é necessário saber escolher muito bem o medidor.

Sendo assim, para ajudar você nessa escolha, desenvolvemos esse post exclusivo para apresentar as principais diferenças entre o medidor de pressão manual e digital e, dessa forma, auxiliar na sua decisão. Acompanhe!

Medidor de pressão manual: entenda como funciona

O medidor de pressão manual é um aparelho que vem com uma braçadeira ou manguito, duas vias de conexão com uma espécie de balão em uma das pontas (o qual também pode ser chamado de válvula) e um monitor do tipo aneroide para indicar a pressão da pessoa.

A pessoa que terá a sua pressão medida precisa estar confortavelmente sentada, com os dois pés apoiados no chão. Em seguida, é necessário esticar o braço e envolvê-lo com o manguito. Cuidado para não apertar demais na hora de fechar o velcro.

Outro ponto a ser observado é com relação à posição da braçadeira. Ela precisa estar a cerca de dois centímetros para cima de onde termina a dobra do braço, isto é, onde fica o bíceps. E mais, a preferência é que a pressão seja medida no braço esquerdo.

Aquele que ficou responsável por pressionar a válvula precisa estar atento para bombear até atingir a marca de 180mmHg no monitor. Nesse ponto, a braçadeira estará inflada e será preciso posicionar o estetoscópio.

Enquanto for esvaziando devagar o balão, preste atenção quando ouvir as primeiras batidas, pois é esse o momento de anotar o primeiro número indicado no monitor. A segunda numeração a ser anotada é quando a frequência de batidas for mais natural. Ao final, você terá as medidas referentes a pressão arterial sistólica e a diastólica.

Medidor de pressão digital: veja como usar

Se por um lado temos o medidor de pressão manual cheio de detalhes para serem considerados na hora do uso, do outro temos o medidor de pressão digital com um manuseio mais simples para o dia a dia.

O aferidor digital também possui um manguito e uma via de conexão. Entretanto, a grande diferença está no fato da medida da pressão arterial ser exibida na tela de um pequeno aparelho que acompanha o equipamento.

Ou seja, o usuário deve encaixar o manguito em torno do seu braço, assim como o aferidor manual, porém na sequência deve apertar o botão de início/start e, dessa forma, a braçadeira irá inflar automaticamente e depois exibirá no monitor os resultados referentes a pressão, também de forma automática.

Além disso, entre os medidores digitais, há também o modelo de pulso. Diferentemente dos outros, esse não possui braçadeira e é encaixado diretamente no pulso da pessoa. Ainda mais prático para o dia a dia.

Aparelho medidor de pressão digital

Saiba o que os números do medidor de pressão manual e digital querem dizer

Após verificar como funciona e entender um pouco mais das diferenças entre o medidor de pressão manual e digital, é preciso entender o que significa as numerações que aparecem no monitor de ambos os aparelhos.

Antes, vamos tirar uma dúvida que pode ter surgido com relação ao significado dos termos sistólica e diastólica. Essas terminologias estão relacionadas ao número superior e inferior que aparecem no monitor. O primeiro está relacionado à força dos batimentos e o segundo relacionado ao descanso dos batimentos cardíacos.

Para que a pressão seja considerada estável ou normal, é preciso que a pressão sistólica esteja abaixo ou igual a 120 e a pressão diastólica menos ou próximo a 80. Caso esteja acima desses valores é preciso tomar cuidado, pois a pressão arterial estará alterada.

Se a pressão sistólica estiver acima de 130, a pessoa já é considerada hipertensa e será necessário tomar mais cuidados com a sua saúde, alimentação e evitar rotinas estressantes, além de procurar um médico.

Cuidados ao usar o medidor de pressão manual e digital

Ao compreender melhor as diferenças entre o medidor de pressão manual e digital, é importante também saber quais os cuidados essenciais para fazer uma boa aferição em casa.

A primeira coisa é verificar se o manguito é adequado ao seu braço. Isso porque existem modelos com tamanhos diferentes, e ao adquirir um modelo errado pode resultar em medições inexatas.

Também é importante certificar-se de que o aparelho está sobre a pele, pois não se deve aferir a pressão arterial em cima de blusas ou camisas. Outro ponto importante é não conversar durante a aferição, porque isso interfere nos resultados.

Não meça apenas uma única vez ao dia. Como você estará com o seu equipamento em casa, procure medir sua pressão e as alterações que ocorrem durante o dia todo, para ter certeza de que não foi apenas um pico em um momento aleatório da sua rotina.

Apesar das diferenças entre o medidor de pressão manual e digital, todos os cuidados que foram mencionados até aqui devem ser considerados, independentemente do aparelho adquirido.

Afinal, qual é o melhor modelo?

Após entender que a maior das diferenças entre o medidor de pressão manual e digital é a forma como eles realizam a leitura da pressão arterial, sendo um método analógico e outro automático, a pergunta que fica no ar é: qual o melhor?

E a verdade é que não há um modelo melhor que o outro, mas sim um que apresenta mais praticidades para o cotidiano!

Por exemplo, dentro de um hospital onde se espera agilidade no atendimento, o medidor de pressão manual se destaca devido a sua praticidade e rapidez em apresentar os resultados. Mas para as pessoas que buscam um modelo doméstico, recomenda-se a compra do medidor de pressão digital, por ser mais simples e fácil de operar.

Gostou de aprender sobre as diferenças entre o medidor de pressão manual e digital? Quer saber onde comprar um desses aparelhos? Visite o nosso site e conheça os produtos dessa e de outras categorias.

Nenhum post encontrado