Acessibilidade
Conheça 8 influencers com deficiência para seguir nas redes sociais

Conheça 8 influencers com deficiência para seguir nas redes sociais

Representatividade é coisa séria, mas quando falamos desse assunto, não adianta só falar. É preciso fazer acontecer também. É por isso que hoje vamos falar aqui no blog sobre influencers com algum tipo de deficiência. Mas antes, uma perguntinha:

Você segue algum influenciador digital com deficiência?

Ainda que atualmente a internet e, principalmente, as redes sociais deem voz e visibilidade para milhões de indivíduos, a verdade é que as pessoas com deficiência (PCDs) nem sempre são representadas nesse cenário do universo digital.

E se a resposta para a pergunta anterior foi não... A gente sabe que você não faz por mal! Talvez esse assunto sequer tenha passado pela sua cabeça antes, a gente te entende e está tudo bem. Mas agora passou e você está com o poder de escolha em suas mãos.

Pensando nessa temática e para lhe estimular a explorar todo o potencial que as redes sociais têm para nos oferecer, trouxemos nesse artigo uma lista com 8 influenciadores digitais com algum tipo de deficiência para te apresentar.

Essa lista é composta por 8 influenciadores que deixaram o tabu de lado para mostrar mais sobre suas vidas e rotinas na rede social. Está pronto para acabar com qualquer tipo de estereótipo? Então vamos lá!

8 influencers com deficiência para seguir nas redes sociais

1. Fernando Fernandes

Quem aí se lembra do atleta? Fernando é ex-BBB (participou da edição de 2002, a segunda do programa) e em 2009 o ex-jogador profissional de futebol e modelo sofreu um acidente que o deixou paraplégico.

Hoje, ele que já foi muitas vezes (mesmo!) campeão nacional de paracanoagem fala com quase 500 mil pessoas nas redes sociais sobre seu estilo de vida saudável, sua modalidade esportiva e também compartilha sua vida amorosa com a modelo Lais Oliveira. Você pode o acompanhar no Instagram @fernandoflife.

Cadeiras de rodas

2. Kitana Dreams

Kitana Dreams, ou Leonardo Braconnot, é uma drag queen surda que aborda temáticas extremamente relevantes em seu perfil. Ela informa sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais, fala sobre o dia a dia de uma pessoa com surdez, traz assuntos LGBT e, ainda, faz tutoriais de maquiagem.

Seu perfil no Instagram é @kitanadreams, mas o carioca também se destaca como youtuber, no canal de mesmo nome!

3. Cacai Bauer

Cacai é nada mais nada menos do que a primeira influenciadora com síndrome de down de todo o mundo! Muito legal isso, né?

Com quase 400 mil seguidores no Instagram (@cacaibauer), o principal objetivo da soteropolitana é trazer conteúdo que conscientize sobre a condição, além de resgatar a autoestima de pessoas com deficiências no geral. Ela também é modelo, atriz e ativista PCD, trazendo em seu perfil muitos conteúdos de humor e educativos.

4. Lorena Eltz

A Lorena é, certamente, uma das mais jovens da lista – com apenas 20 aninhos, a influencer que é lésbica e gaúcha usa a internet para compartilhar sua vida pessoal e tirar dúvidas sobre a doença de Crohn, uma grave e rara inflamação que afeta o intestino.

Tudo começou ainda na adolescência, quando ela fazia vídeos sobre maquiagem e beleza. Mas ela explodiu mesmo quando assumiu sua condição (Lorena é ostomizada, ou seja, carrega a bolsa de colostomia) e passou a compartilhar com seus seguidores mais sobre a sua vida com a condição. Se você ver por aí a hashtag #FelizComCrohn, saiba que ela partiu da Lorena!

O insta dela é @lorenaeltzz e ela já possui quase 600 mil seguidores no Instagram!

5. Nathalia Santos

A Nath é uma influenciadora digital que, aos 15 anos, perdeu completamente a visão por uma condição rara chamada retinose pigmentar. Hoje, sua luta é por uma rede mais acessível para os indivíduos cegos – e ela faz isso muito bem por meio da sua influência. Atualmente, ela conta com mais de 50 mil seguidores na rede social Instagram (@nathaliasantos), além de 8 mil inscritos no Youtube.

A influenciadora digital que também é jornalista e deu seus primeiros passos na carreira no programa de auditório “Esquenta!”, da Regina Casé, fala em suas redes principalmente sobre a importância de uma internet mais inclusiva; assim como da principal e maior mudança na sua vida nos últimos tempos, a maternidade.

6. Leonardo Castilho

Castilho, por sua vez, é um influenciador digital artista, poeta, além de ativista do movimento negro. Em seu Instagram, ele é conhecido por se auto intitular como “bicha surda”.

Seus conteúdos são direcionados principalmente para a comunidade surda brasileira, além de ser ativista antirracista. Por fim, ele também faz parte de uma batalha de poesias bem peculiar, em Língua Brasileira de Sinais. Demais, não é mesmo? Aproveite para acompanhá-lo pelo Instagram @leocastilho.

7. Paola Antonini

Paola é uma jovem modelo que em 2014 sofreu um grave acidente – ela foi atropelada e perdeu, nessa ocasião, sua perna esquerda.

Desde então, ela vem compartilhando sua rotina e jornada no Instagram @paola_antonini, que conta com quase 3 milhões de seguidores. Hoje, sua maior luta é por inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e ela é uma inspiração e tanto para muitos. Atualmente, Paola também promove a reabilitação dessas pessoas por meio de um instituto próprio, o Instituto Paola Antonini.

8. Marcus Lima

Nosso último influencer da lista de hoje é o escritor e jornalista Marcus Lima.

Ele é cego e compartilha, tanto pelo Instagram como principalmente pelo Youtube, seu grande foco, assuntos sobre deficiência visual. Ele escreveu uma coletânea sobre sua própria vida, a obra “Histórias de Cego” e, a partir de então, começou a compartilhar também conteúdo com um toque único de leveza e bom humor pelas redes sociais. Vale a pena acompanhar!

Confira mais artigos como esse em nosso blog!

Ao longo deste post, você foi apresentado a 8 influencers com deficiências diversas. Esperamos que tenhamos estimulado em seu coração a esperança de um mundo mais humano, inclusivo e, principalmente, representado por todos os públicos.

Se você gostou desse material, te convidamos a seguir a nossa página também lá no Instagram. Compartilhamos conteúdos iguais a esse e, ainda, várias outras novidades sobre sáude. É só clicar aqui para conferir!

Nenhum post encontrado