Bem-estar
Confira as melhores dicas de alimentação saudável para gestantes

Confira as melhores dicas de alimentação saudável para gestantes

Sabemos que a gravidez é um momento praticamente mágico na vida da mulher. Afinal, ela está se tornando mãe. Por esse motivo, alguns hábitos precisam mudar, a fim de que a gestação possa ser feita de maneira segura e confortável, tanto para a mamãe, quanto para o bebê que está em fase de desenvolvimento.

E nesse quesito, precisamos nos atentar à alimentação que a gestante precisa ter, a fim de garantir a sua saúde e a da criança. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas de alimentação para o período de gestação.

A importância de uma dieta saudável durante a gravidez

Como podemos perceber, uma excelente alimentação durante a gestação contribui para o controle de peso. Com isso, é possível que a gestante não adquira problemas advindos do ganho de medidas, como é o caso de pré-eclâmpsia e até mesmo diabetes gestacional.

Sem contar que uma dieta equilibrada também ajuda a manter a criança em desenvolvimento saudável e, dessa forma, uma gestação muito mais tranquila para a mamãe. Além disso, os componentes alimentares certos também vão assegurar que a própria gestante tenha reservas biológicas cruciais para o momento que virá após o parto.

4 dicas de alimentação para a gestante

Agora que você já sabe a importância de manter uma alimentação equilibrada e saudável no período da gestação, confira abaixo 4 dicas de alimentação eficientes durante a gravidez!

1. Alimentos que precisam ser consumidos na gestação

De forma prática, sabemos que a dieta na gravidez precisa ser extremamente rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leites e outros componentes relacionados.

Além do mais, também não devemos esquecer das carnes magras e brancas. Por esse motivo, é de suma importância que a gestante tenha seus alimentos preparados no vapor ou, então, grelhados. Assim, conseguimos evitar o uso excessivo de produtos industrializados, cruz ou fritos.

Sendo assim, podemos listar alguns dos principais alimentos mais benéficos e que devem ser consumidos durante a gestação para aumentar a concentração de minerais e vitaminas, tanto para o bebê, quanto para mãe. Confira abaixo quais são eles:

• Leite, ovos, iogurte, cenoura, brócolis, abóbora e pimentão amarelo. Ambos são ricos em vitamina A;
• Alimentos que são turbinados em vitamina B12 e também os produtos lácteos;
• Azeite de oliva, abacate, nozes, frutas secas, semente de linhaça e chia, a fim de aumentar a concentração de ômega 3 no organismo;
• Espinafre, couve, brócolis e tomate, a fim de aumentar a concentração de ácido fólico;
• Gergelim, vegetais escuros, leite e frutas secas para consumir ainda mais cálcio.

Meia-calça para gestante

2. Alimentos que NÃO são indicados para consumo durante a gestação

Antes de tudo, durante a fase de gestação, a mamãe precisa ficar atenta aos tipos de alimentos que ela precisa evitar consumir. Isso porque, por oferecer toxinas em sua composição, eles podem acabar afetando o feto através do enfraquecimento do sistema imunológico do bebê, podendo acarretar problemas durante o seu desenvolvimento.

Em geral, os médicos aconselham que durante a gravidez, alimentos como queijos, frituras, vegetais não lavados, peixes com uma concentração alta de mercúrio, alimentos crus e corantes sejam evitados ao máximo.

3. Alimentos que são PROIBIDOS durante a gravidez

Além dos componentes alimentares que precisam ser evitados durante o período de gestação, existem aqueles que são extremamente proibidos, já que oferecem um grande potencial para causar danos diretos ao desenvolvimento do bebê.

Entre eles, está a ingestão de alimentos crus, como é o caso de peixes (sushis), carnes, ovos e mariscos. Isso porque o risco de contaminação tende a aumentar ainda mais e, por esse motivo, estão na lista de alimentos proibidos para se consumir durante a gestação.

Além disso, bebidas alcoólicas também são proibidas, uma vez que podem contribuir com intoxicação alimentar e até mesmo com toxoplasmose.

4. Não se esqueça da suplementação

Mesmo que a gestante tenha uma alimentação rica em nutrientes benéficos para ela e para o feto — conforme os alimentos citados acima — pode ser necessário realizar alguma suplementação, devido a demanda do bebê. Sendo assim, é bastante comum encontrarmos gestantes fazendo suplementações extras de ômega 3, ferro, vitamina B12, ácido fólico, entre outros.

Caso você não saiba, diversos médicos estão recomendando uma suplementação bastante recente, cujo componente é o DHA (ácido docosa-hexaenóico). Ele é, basicamente, o principal tipo de ômega 3 e oferece excelentes benefícios estruturais ao cérebro e a retina do bebê. De forma prática, esse nutriente pode ser obtido através da ingestão de peixes que vivem em águas profundas ou, como dito, através de suplementos.

Benefícios de priorizar uma alimentação equilibrada e saudável durante a gestação

Antes de tudo, quando a mamãe investe em uma alimentação saudável para si e para o bebê durante a gravidez, ela está investindo em nutrientes altamente benéficos para crescimento da criança. Sem contar no investimento de reserva de energia para a futura amamentação.

Além do mais, uma dieta mais saudável também oferece substâncias que são cruciais para um crescimento mais forte do feto em desenvolvimento no útero.

Sem contar que o fato de dar prioridade a uma alimentação ainda mais saudável e balanceada durante a gravidez, também incentiva a gestante a continuar alimentando-se de forma saudável após o parto. Até porque, no período de amamentação, alguns alimentos também devem ser evitados, a fim de não comprometer a qualidade do leite.

Conclusão

Conforme vimos, uma alimentação saudável e regrada para uma gestante é essencial, tanto para saúde dela própria quanto para o desenvolvimento do bebê. Por esse motivo, confira as dicas citadas acima e veja os melhores alimentos para o consumo, além de uma excelente suplementação para compor a saúde da criança e o desenvolvimento de seus órgãos.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a importância da alimentação durante a gravidez e conhece as 4 melhores dicas para ter uma dieta saudável, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Aqui em nosso blog, oferecemos diversas dicas relacionadas ao tema. Caso prefira, acesse a nossa loja e veja nossos produtos para gestantes.

Nenhum post encontrado