Fisioterapia
Lesão de ligamentos: causas, sintomas e tratamento

Lesão de ligamentos: causas, sintomas e tratamento

As lesões de ligamento são um problema de saúde bastante comum, e se engana quem pensa que somente atletas podem ser acometidos por essas entorses, como são conhecidas tecnicamente. Qualquer pessoa pode tê-las ao realizar tarefas simples no dia a dia, como praticar atividades físicas ou sofrer um acidente leve, como uma queda ao subir escadas.

Por isso, é fundamental conhecer melhor o que são as lesões de ligamentos. Neste post, abordamos o que são, os graus de lesões ligamentares, causas, sintomas e tratamento. Dessa forma, não deixe de conferir. Combinado?

O que são lesões ligamentares?

Antes de sabermos o que são lesões de ligamento, vale a pena conhecer o que é ligamento. Então, o ligamento é uma estrutura que o nosso corpo possui, sendo a sua principal função ligar um osso ao outro, para que assim haja estabilização entre eles.

Dessa maneira, podemos definir as lesões ligamentares como um evento em que as estruturas dos ligamentos são afetadas, causando grande desconforto ao paciente. Uma lesão ligamentar também pode ser caracterizada como um rompimento, o qual se não for tratado pode se agravar.

Graus de lesões ligamentares

As lesões ligamentares podem ocorrer em três graus e conhecê-las é fundamental para que se possa ter um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado à realidade da situação. Veja:

Primeiro grau

No primeiro grau, a lesão ligamentar não coloca em risco a instabilidade do paciente. Dessa forma, ele pode mover o membro comprometido.

Segundo grau

No entanto, de segundo grau, a lesão ligamentar tem instabilidade identificada. Nela, o paciente pode sentir dor ao tentar mover o membro afetado. Ainda assim, é detectada a continuidade das fibras nos ligamentos.

Terceiro grau

É considerado o grau mais severo, uma vez que a lesão ligamentar causa uma ruptura completa do ligamento. Com isso, o paciente se sente significativamente desconfortável e com dor, devendo ser levado imediatamente a uma clínica para que receba o tratamento adequado.

Joelheira articulada

Quais são as causas?

Diversas situações podem causar lesões nos ligamentos, sendo estas alguns exemplos:

Prática esportiva

Sem dúvida, a prática de esportes e/ou atividades físicas é fundamental para manter a saúde em dia. Muitos são os benefícios que uma pessoa pode conquistar ao praticar atividades físicas, como aumento da disposição, controle das taxas no organismo (colesterol etc.) e preservação do peso corporal.

No entanto, as atividades físicas devem ser praticadas com responsabilidade e cautela. Isso significa dizer que é importante não sobrecarregar os ligamentos, pois, do contrário, poderão ser lesionados, causando desconforto no paciente.

A sobrecarga na realização de atividades físicas ou esportivas é uma das principais causas de lesões ligamentares.

Atividades do dia a dia

Muitas pessoas acham que somente quem pratica esportes ou atividades físicas está suscetível a ter seus ligamentos lesionados. No entanto, a realidade não é bem essa.

Algumas atividades do dia a dia também podem causar lesões ligamentares, como, por exemplo, fazer muito esforço ao pintar uma parede. Isso, certamente, depende de alguns fatores, como peso do pincel, horas trabalhadas e a posição do profissional. A questão é que, em qualquer atividade, deve-se ter cautela para que os ligamentos do organismo sejam preservados.

Acidentes (domésticos, de trânsito etc.)

Outra causa de lesão ligamentar são os acidentes, que podem ser domésticos ou de trânsito, por exemplo. Uma simples queda de um batente e um pequeno choque em outro veículo podem causar rupturas nos ligamentos.

Principais sintomas

Conhecer os sintomas das lesões ligamentares é essencial porque permite a você procurar ajuda especializada em tempo ideal. A seguir, destacamos as mais comuns:

Inchaço

Devido ao rompimento ou ruptura do ligamento, bem como da lesão, a região pode sofrer inchaço. O inchaço, vale mencionar, é um sinal objetivo de que a região apresenta alguma anormalidade, podendo ser acumulação de líquido ou a lesão em si.

Dificuldade de locomoção

Ocorre em casos de lesões nos ligamentos dos membros inferiores. Esse é um sintoma que se apresenta a depender do local onde ocorreu a lesão do ligamento. Por exemplo, se for no joelho, certamente o paciente terá grande dificuldade em andar e, da mesma maneira, se for no pé.

Dificuldade de movimentação do membro comprometido

Já no que diz respeito a esse sintoma, independe em qual região ocorreu a lesão do ligamento. Seja no pé, joelho, ombro, tornozelo, mão etc., o paciente terá uma dificuldade enorme em mover o membro.

Forte dor na região afetada

Por fim, é bastante comum o paciente sentir dor na região afetada. A depender do grau de lesão do ligamento, a dor pode variar de leve a intensa.

Tratamento para lesões do ligamento

Após saber o diagnóstico, o especialista responsável (médico ortopedista ou fisioterapeuta) passará o tratamento adequado para eliminar a lesão ligamentar. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e, a depender da severidade da entorse, o profissional poderá solicitar a realização de ressonância nuclear magnética. Trata-se de uma técnica que produz imagens das estruturas ligamentares comprometidas.

Vale dizer que o tratamento depende do grau da lesão ligamentar. Nos casos mais leves, ou seja, de primeiro grau, o ortopedista poderá aplicar a imobilização da região afetada, bem como tratar a lesão com medicamentos e sessões de fisioterapia.

Alguns dos principais objetivos das sessões de fisioterapia no tratamento de lesão ligamentar são: controlar a dor e inchaço; corrigir a biomecânica do membro afetado; garantir estabilidade para o paciente; e realizar testes de força e equilíbrio.

Nos casos de lesão de ligamento de segundo e terceiro grau, o ortopedista pode recomendar a realização de procedimentos mais invasivos, como cirurgia, por exemplo.

Para concluir, o ideal, em todo o caso, é buscar ajuda profissional especializada. Assim, será possível diagnosticar melhor a lesão do ligamento e, com base nisso, propor o tratamento mais adequado. Na consulta, o médico poderá analisar clinicamente a região afetada e realizar exames complementares, bem como justificar o tratamento recomendado.

Você sabia que em nosso blog estamos sempre publicando conteúdos que podem te ajudar a entender melhor outras patologias relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, ligamentos e articulações? Além de continuar nos visitando, inscreva-se na nossa newsletter abaixo! Assim, você recebe a notificação por e-mail quando surgir um novo post.

Nenhum post encontrado