Acessibilidade
Transferência de pessoas acamadas: quais os cuidados necessários?

Transferência de pessoas acamadas: quais os cuidados necessários?

Cuidar de pacientes em situação de cama ou acamados requer atenção especial. Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria das vezes, encontram-se fragilizadas e precisam de cuidados, muito apoio e compreensão.

Nessa direção, é preciso saber transportá-las corretamente, de forma a assegurar sua segurança e saúde. Afinal, uma movimentação errada ou o transporte inseguro pode provocar uma queda no paciente, trazendo complicações graves para sua saúde.

Mesmo que para uma simples ida ao banheiro para realizar tarefas de higienização ou necessidades básicas, é essencial contar com a tecnologia necessária para que isso ocorra sem qualquer complicação.

Tendo isso em vista, preparamos este post para apresentar alguns cuidados que é preciso ter ao movimentar e/ou transportar pacientes acamados. Portanto, se possui um parente que requer essa atenção, este conteúdo é destinado a você. Boa leitura!

Utilize um transporte adequado à condição do paciente

Uso de maca, cadeira de rodas, entre outros. O primeiro cuidado que se deve ter é com relação ao transporte selecionado para movimentar ou transportar pacientes acamados. É fundamental que ele seja selecionado considerando as condições de saúde da pessoa acamada.

Por exemplo, a pessoa pode estar acamada, mas com condições para se movimentar utilizando suas pernas. Nesse caso, utilizar um equipamento de suporte, como um andador ou muletas, para ajudar a pessoa acamada pode ser interessante.

A regra é selecionar o meio de transporte que faça com que a pessoa acamada fique devidamente confortável. Além disso, o suporte deve reduzir ou eliminar riscos que possam colocar a saúde do paciente em situação de agravamento ou de perigo. Se a pessoa não consegue movimentar as pernas, por exemplo, é provável que a indicação seja uma cadeira de rodas.

Deixe o meio de transporte próximo à cama da pessoa acamada

Uma pessoa pode ficar acamada por diversas situações. Cirurgia de ostomia, recuperação de acidente de trânsito e tratamento de doenças mais severas, a exemplo do câncer, são algumas delas. Nesse sentido, é importante que a ferramenta de transporte fique próxima à cama da pessoa acamada. Isso fará com que ela consiga chegar até o equipamento e facilitará a realização de tal processo pelo ajudante ou cuidador.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) traz no Guia do Cuidador de Pacientes Acamados uma série de orientações que valem a pena conhecer. Veja:

• Coloque a poltrona ou cadeira de rodas bem próxima à cama, de preferência do lado não afetado;

• Quando for transferir o paciente para a poltrona, traga-o para a beirada do leito. Não se afaste nesse momento, pois ele poderá ter tonturas e cair;

• Para ter uma boa base de apoio, mantenha seus pés um pouco afastados: um apontando para a cama e o outro para a cadeira de rodas;

• Apoie os braços dele sobre os ombros;

• Os seus joelhos devem estar um pouco flexionados e suas mãos devem segurar a cintura do paciente;

• Se quiser melhorar o apoio, coloque nele um cinto de transferência para poder segurá-lo com mais firmeza;

• Caso ele não possa sair do leito, procure mudá-lo de posição várias vezes durante o dia (deitar de lado ou de costas);

• Para colocá-lo novamente no leito, é só seguir esses passos em sequência invertida.

É importante contar com uma equipe de assistência

Outra importante orientação é contar, se possível, com uma equipe de assistência durante a movimentação ou transporte da pessoa acamada. Afinal, caso alguma coisa ocorra (como um deslize que provoque uma queda), o que não é para acontecer, a equipe estará lá para prestar o devido apoio ao paciente.

Essa recomendação se torna ainda mais importante caso o trajeto de deslocamento seja longo. Além de ser necessário contar com uma equipe de assistência composta por profissionais qualificados, como enfermeiro, por exemplo, é fundamental dispor de uma ambulância ou carro apropriado para a condução.

No entanto, caso o transporte ou movimentação da pessoa acamada seja feita em sua residência, os parentes devem tomar todos os cuidados necessários para que essa tarefa seja feita de forma segura. Afinal, o paciente pode ficar tonto durante o processo de movimentação, sendo, portanto, indispensável a ajuda dos familiares.

Guincho elétrico para transferência de pessoas

Conte com um bom acessório de apoio ao processo de transporte ou movimentação

Para transportar ou movimentar pessoas acamadas é preciso mais do que apenas ter todo cuidado, é essencial também ter força. Afinal, na maioria das vezes, os familiares precisam ajudar o paciente a se levantar ou fazer movimentos em direção ao meio de transporte.

A boa notícia é que, hoje, existem acessórios de apoio que podem facilitar a realização desse trabalho, sendo bons exemplos as almofadas ortopédicas de posicionamento ou o lençol deslizante para transferência.

Trata-se de produtos destinados a auxiliar pessoas que cuidam de acamados, pois facilitam a movimentação destes na cama. Fazem com que seja necessário menos força para girar, virar ou movimentar o paciente. Seja para colocar roupas, trocar fraldas, colocar na cadeira de rodas, dar banho ou higienizar a bolsa de ostomia da pessoa acamada, se for o caso, com essa solução tudo isso se torna mais fácil.

É importante ter muita paciência

Não menos importante que contar com a tecnologia necessária para realizar de forma segura o transporte ou a movimentação do paciente acamado é ter paciência e compreender que, naquele momento, ele precisa de toda ajuda possível.

Isso inclui não apenas saber transportar ou movimentá-lo, mas também adotar outros cuidados, como:

• Realizar a higiene corporal da pessoa acamada, levando-a ao banheiro sempre que necessário;

• Manter as roupas de cama sempre limpas e organizadas, de maneira a garantir conforto e qualidade de vida para a pessoa acamada;

• Cuidar da pele da pessoa acamada, pois ela tende a se ressecar, principalmente por conta da redução do consumo de líquidos.

Certamente agora, você conseguiu compreender que é preciso adotar uma série de cuidados especiais para movimentar ou transportar pessoas acamadas. Mas com a tecnologia certa, como os itens que trouxemos de exemplo neste post, essa pode se tornar mais fácil e segura. E isso repercute positivamente na qualidade de vida da pessoa acamada, vale dizer.

Quer garantir mais qualidade de vida para os amigos e/ou parentes acamados? Aqui na Ortoponto, você encontra diversos produtos que facilitam a vida de quem cuida de pessoas com restrições de movimentos e ainda conta com a garantia de uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado. Fale com nossa equipe de atendimento para encontrar as melhores soluções para você!

Nenhum post encontrado