Bem-estar
Como viver a menopausa com qualidade de vida?

Como viver a menopausa com qualidade de vida?

Sabia que, atualmente, é possível vivenciar a menopausa com qualidade de vida? Não é novidade que a última menstruação tende a ocorrer entre os 45 e os 55 anos de vida. Aliás, nessa época, o organismo da mulher sente mudanças muito significativas.

Na maioria das vezes, elas provocam desconfortos como, por exemplo, palpitações, depressão, ondas de calor, irritabilidade, tonturas, distúrbios do sono, diminuição da libido e suores noturnos.

Obviamente, o crescente debate sobre a menopausa e as consequências provocadas por ela apresenta uma grande importância. Ainda mais se levarmos em consideração o aumento da expectativa de vida da população. Essa realidade indica que as mulheres viverão, pelo menos, um terço da vida em período pós-menopausa.

De fato, uma parte considerável das mulheres sofre alguma consequência devido à falta do estrogênio provocada por esse processo. Certamente, algumas delas podem apresentar sintomas mais fortes. Entretanto, ao conhecer melhor esse mecanismo fisiológico, é possível lidar com a menopausa de forma mais eficiente.

Aliás, o conhecimento unido a um planejamento promissor pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida de todas as mulheres. Quer saber de que forma? Então, aproveite a leitura!

Menopausa com qualidade de vida: é possível?

Vivenciar uma menopausa com qualidade de vida é possível sim! O sucesso será ainda maior se as mulheres demonstrarem uma consciência no momento que experimentam os primeiros sinais desse processo. Aliás, esse estágio é denominado perimenopausa e tende a ocorrer próximo aos 40 anos. Na verdade, ele pode iniciar mais cedo, na terceira década da vida.

Sendo assim, quando a mulher entra em menopausa, não é recomendado se limitar apenas à época de transição desse processo. De fato, também é preciso demonstrar proatividade em relação aos estágios antecedentes. Além de realizar todos os mecanismos capazes de reduzir os efeitos colaterais antes de eles aparecerem.

Por esse motivo separamos algumas dicas fundamentais para todas as mulheres que almejam vivenciar uma menopausa com qualidade de vida. Confira!

1. Mantenha uma dieta adequada

Uma menopausa com qualidade de vida requer uma dieta equilibrada. Por isso, prepare cardápios ricos em verduras e frutas. Além disso, evite o consumo de produtos industrializados, bem como de frituras e doces. Ingira gorduras saudáveis como, por exemplo, o azeite de oliva, o abacate e o salmão. Esses alimentos também ajudarão a manter a pele e o cabelo mais saudáveis.

Produtos para bem-estar

2. Pratique exercícios físicos

Sem dúvida, a prática de atividades físicas auxilia na prevenção do ganho de peso provocado pela menopausa. Então, não aguarde o surgimento dela para dar início a um programa eficiente de exercícios. Tenha em mente que quanto mais cedo você começar a se exercitar, mais eficiente será o resultado alcançado durante a menopausa.

Com isso, pratique atividades capazes de fortalecer a estrutura muscular. Aliás, elas ajudam a fortalecer os ossos, além de prevenir as chances de fraturas. No entanto, é indicado recorrer ao auxílio de um profissional capacitado a escolher o tipo de exercícios adequados e a carga direcionada a ele. Afinal, esse processo tende a variar de mulher para mulher.

3. Cuide da qualidade do sono

De fato, é fundamental desenvolver bons hábitos relacionados ao sono. Aliás, as noites mal dormidas podem provocar uma série de problemas. Entre eles está a irritabilidade, o estresse, as confusões mentais e até mesmo a redução da libido.

4. Exercite seu cérebro

Experimente realizar exercícios de memória com frequência. Além disso, faça jogos de palavras cruzadas, bem como de raciocínio. Afinal, esse mecanismo tende a diminuir as chances de perda de memória na fase pós-menopausa. Aliás, estimular o cérebro é uma das melhores maneiras de manter uma rotina saudável.

5. Mantenha um peso adequado

Convenhamos que manter o peso adequado é fundamental em todas as fases da existência. Desse modo, as mulheres que almejam obter uma menopausa com qualidade de vida devem ter o foco nessa questão. Afinal, esse procedimento pode evitar o surgimento de diversas doenças estimuladas pela obesidade como, por exemplo, a diabetes, pressão alta e as patologias cardiovasculares.

Assim sendo, diante da queda hormonal provocada pela menopausa, é fundamental manter o cuidado redobrado nessa questão.

6. Evite o cigarro e as bebidas alcoólicas

Certamente, você já deve conhecer as mazelas provocadas pelo cigarro e pelas bebidas alcoólicas. Então para vivenciar uma menopausa com qualidade de vida, fique longe dos cigarros e beba com moderação. Esse cuidado ajudará a manter a saúde em dia e, consequentemente, o bem-estar.

7. Ingira cálcio

Normalmente, os especialistas recomendam uma ingestão 1.000 a 1.200mg de cálcio diariamente para as mulheres em fase de pré-menopausa. A idade média gira em torno de 45 a 55 anos. Já para as mulheres que se encontram no período de pós-menopausa, é indicado o consumo de 1.500mg de cálcio por dia. Nessa situação, a faixa etária se encontra acima dos 65 anos.

Sendo assim, para suprir essa necessidade, é essencial manter uma dieta rica em alimentos que contêm alta concentração de cálcio. Uma dica está no consumo do leite e seus derivados. Afinal, ele possui uma grande concentração de biodisponibilidade desse importante mineral.

8. Realize exames para ter uma menopausa com qualidade de vida

Atualmente, é extremamente recomendado realizar exames com frequência para manter a qualidade de vida na fase da menopausa. Portanto, não hesite em procurar um especialista.

Com base nisso, faça exames como a mamografia, o Papanicolau e testes de urina e sangue. Esse mecanismo ajudará a identificar as possíveis patologias em estado inicial. Por isso, as chances de cura serão mais elevadas.

9. Consuma vitamina D

A vitamina D é um elemento essencial para manter a menopausa com qualidade de vida. Desse modo, se o seu organismo não atingir o nível recomendado por meio a alimentação e exposição ao sol, experimente usar suplementos.

Atualmente, o mercado disponibiliza comprimidos e tabletes mastigáveis. É importante mencionar que entre os benefícios de vitamina D está a absorção do cálcio que, como já foi mencionado, é um mineral fundamental para as mulheres que se encontram nessa fase da vida.

Viu como é possível viver a menopausa com qualidade de vida? Então, se você gostou das nossas dicas, inscreva-se abaixo em nossa newsletter para receber os novos conteúdos.

Nenhum post encontrado