Produtos
Lençol térmico: como funciona e por que investir?

Lençol térmico: como funciona e por que investir?

Se você tem interesse em conteúdos sobre bem-estar e hábitos saudáveis, já deve ter ouvido falar sobre o lençol térmico. Isso porque ele pode ser seu aliado tanto nos dias frios de inverno como em tratamentos de saúde.

A ideia, é claro, é conseguir agregar mais qualidade de vida. Afinal, por mais que o seu dia a dia seja bem corrido e agitado, ninguém quer abrir mão do próprio bem-estar e do da sua família.

Neste post, você vai aprender como funciona um lençol térmico, para que ele serve e entender quais os motivos para investir nele. Vamos lá?

O que é um lençol térmico?

O lençol térmico é composto de duas camadas de tecido e, entre elas, é embutida uma rede de condutores. Mas não se preocupe, viu? A resistência é totalmente encapada, não oferecendo risco de choque a você e sua família. A temperatura máxima atingida costuma ser de 35°C e, para tanto, são necessários, em média, 20 minutos em funcionamento.

É recomendado que a peça seja utilizada diretamente no colchão, como se fosse uma espécie de forro. Dessa forma, ela fica bem esticada e garante que o calor seja distribuído igualmente por todo o colchão. E, claro, por cima dele, você coloca seus lençóis e cobertores tradicionais.

Para que ele serve?

Com certeza, é uma delícia se deitar em uma cama quentinha num dia bem frio, não é mesmo? Mas o que você talvez ainda não saiba é que o calor ajuda a promover o relaxamento dos músculos e a aliviar diferentes tipos de dores no corpo. Por isso, o lençol térmico é indicado em uma variedade de casos, como:

• enxaqueca;
• torcicolo;
• distensão;
• estiramento;
• contratura;
• rigidez articular;
• inflamações como tendinite e bursite;
• reumatismo e dores reumáticas;
• mialgias (dores musculares);
• limitação de movimento da coluna cervical, dorsal ou lombar.

Lençol térmico em promoção

Como o lençol térmico beneficia as pessoas?

Esse item funciona de maneira semelhante a uma bolsa de água quente para aliviar as dores no corpo. O calor emitido pelo lençol térmico ajuda a promover o relaxamento muscular e a dilatação dos vasos sanguíneos, aliviando essas dores e deixando você muito mais confortável.

Durante o inverno, esse benefício é ainda mais visível, já que nessa época do ano o desconforto muscular tende a ser maior, principalmente para quem já sofre com determinadas condições. No frio, o corpo contrai os músculos na tentativa de se aquecer e acaba favorecendo a rigidez e, até mesmo, algumas lesões.

Dessa forma, é aconselhável deixar a área do corpo afetada em contato direto com o lençol para aproveitar todos os seus benefícios.

Principais benefícios para o bem-estar

O lençol térmico vai auxiliar seu bem-estar de diversas maneiras, promovendo conforto térmico nos dias mais frios e ajudando a aliviar o desconforto causado por cólicas menstruais, cãibras e pés frios. É também uma boa opção para atletas e praticantes de atividades físicas que sentem dores musculares com frequência.

Principais benefícios para a saúde

Como já pontuamos, o calor emitido pelo lençol térmico é capaz de aliviar diversas inflamações que causam dores musculares, principalmente no inverno. Dessa forma, ele vai te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, livre de dores e desconfortos.

Como usar de forma segura?

O lençol térmico é bastante seguro, desde que você mantenha alguns cuidados específicos. São recomendações simples, mas que fazem toda a diferença para garantir o bom funcionamento do aparelho e a segurança da sua família. Dessa forma, procure seguir essas orientações.

Evite dobrar o lençol térmico

Na cama ou na hora de guardar, o ideal é que o lençol térmico fique estirado ou enrolado. Dobrar pode quebrar os filetes por onde passa a energia, inutilizar o produto ou até mesmo rasgar o tecido. Lembre-se também de que ele deve ser menor que o colchão para evitar sobreposições.

Cuidado com crianças e idosos

Quando há o risco de a cama ficar molhada — o que pode acontecer com crianças e idosos —, o ideal é procurar por lençóis térmicos impermeáveis. Caso contrário, além de inutilizar o produto, existe o risco de choque. Lembre-se também de não deixar nenhum material plástico na cama enquanto ele estiver ligado!

Prefira lençóis térmicos modernos

Hoje, é possível encontrar lençóis térmicos mais modernos, que desligam sozinhos após atingir determinada temperatura, além dos que permitem determinar um tempo de funcionamento e desligam após essa programação. Eles acabam sendo mais seguros, já que você não corre o risco de esquecê-los ligados na tomada.

Não use edredons pesados

O próprio lençol térmico tem uma capacidade de aquecimento suficiente para suprir a necessidade de edredons muito pesados. Por isso, evite colocar ainda mais calor sob ele, ou isso pode superaquecê-lo.

Limpe de acordo com as recomendações

Na hora de limpar o lençol, é preciso seguir as indicações do fabricante. Em geral, você pode passar um pano ou uma escova adequada para remover pelos e outros resquícios. Alguns fabricantes podem recomendar a lavagem com água, mas é preciso seguir o passo a passo indicado em cada caso, já que os fios não podem ser molhados.

Como escolher a melhor opção?

É recomendado comprar um lençol térmico que leve o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porque ele é uma garantia de que foram feitos testes para certificar a segurança do produto.

Atualmente, há peças para todos os tipos de colchão, tanto para os de solteiro quanto para os de casal. Lembre-se de escolher o modelo mais apropriado para a sua cama e confira a garantia do item.

Por fim, para a sua segurança, dê preferência à compra de artigos de saúde e bem-estar em lojas especializadas.

Se você chegou até aqui, já sabe o que é um lençol térmico e por que investir nele. Assim, não perca tempo e garanta mais conforto e qualidade de vida para a sua família na hora de dormir!

Já vinha pensando em comprar um lençol térmico e gostou de esclarecer suas dúvidas em nosso blog? Clique aqui e escolha no site a sua peça de forma prática e segura e, claro, com preços acessíveis. A Ortoponto está há 20 anos no mercado, além de ser filiada à Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec).

Nenhum post encontrado