Saúde
Mãos e pés gelados: porque isso acontece e o que fazer

Mãos e pés gelados: porque isso acontece e o que fazer

Mãos e pés gelados são extremamente comuns na vida de muitas pessoas, que imaginam que isso é normal graças ao frio. Porém, o que pouca gente sabe é que, nem sempre, as baixas temperaturas são a grande causa por conta da sensação de frio.

Em várias situações, outros problemas acabam sendo os responsáveis pela região gelada, e muitas dessas questões podem ser sérias. Dependendo do motivo, pode ser necessário fazer acompanhamento com um psiquiatra para se livrar do frio.

No mais, no artigo a seguir, vamos te apresentar os motivos mais comuns que causam a sensação de se ter mãos e os pés gelados. Confira!

Baixas temperaturas

Um dos fatores que podem ser a causa das mãos e pés gelados é a temperatura ambiental, mais comum entre todas elas. Quando as temperaturas estão baixas, é extremamente normal que as extremidades do nosso corpo acabem ficando mais geladas.

Por conta do frio, os nossos vasos sanguíneos diminuem de tamanho, diminuindo a circulação no corpo. E como as mãos e os pés ficam nas extremidades, acabam recebendo uma quantidade muito menor do que são habituadas, o que gera o frio.

Isso, além de causar frio, também é responsável por dar ao corpo um tom mais pálido, normal em momentos de circulação diminuída. Esses sintomas podem ser sentidos com mais frequência em pessoas sem muita massa muscular, além de crianças e idosos.

Para resolver esse problema, o ideal é usar roupas quentes, além de adicionar casacos e meias ao seu vestuário, caso não faça parte. Isso distribui o calor, e faz com que o sangue circule com mais facilidade, evitando com que essas duas áreas fiquem tão geladas.

Além disso, ingerir bebidas quentes, e movimentar o corpo, são boas alternativas para manter o organismo funcionando. No mais, o uso de botas térmicas também fazem com que a temperatura, ao menos no pé, seja mantida, tornando a situação mais confortável.

Problema de circulação

As mãos e os pés gelados fazem parte da rotina de muitas pessoas que já têm problemas de circulação. Aqui, é importante destacar que não é necessário que as temperaturas estejam baixas para que se sinta um frio desproporcional nessas duas áreas.

Porém, a lógica é a mesma do tópico anterior: o sangue não consegue chegar com facilidade nas extremidades, e por isso, sentimos frio. No entanto, nesse caso, o simples uso de roupas mais quentes, luvas e meias, não resolvem a questão.

Nessas situações, o melhor a ser feito é beber bastante água, afinal, isso ajuda a liberar as toxinas e facilitam o caminho do sangue. Além disso, realizar caminhadas de, no mínimo, 30 minutos, todos os dias, também ajudam a melhorar a circulação e a se livrar de problemas.

Para pessoas que não sabem se é o problema de circulação que está causando esse problema, existem outros sintomas que também podem aparecer. Entre eles estão: formigamento, pele seca, além de inchaço durante alguns momentos do dia.

No mais, no caso de qualquer dúvida, não deixe de consultar um médico, afinal, só ele pode te diagnosticar de maneira certeira. O mais recomendado, inclusive, é que vá até algum caso o frio nas mãos e pés esteja realmente te incomodando.

Lençol térmico

Pressão alta

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é o outro motivo pelo qual as mãos e os pés ficam gelados. Corpos que tenham o nível de pressão acima de 140/90 acabam tendo mais dificuldade para que o sangue circule normalmente.

Assim como nos outros casos, isso faz com que as nossas extremidades tenham uma dificuldade muito grande de se aquecerem. A pressão alta é um problema muito grande no Brasil, e por isso, pode ser o fator que influencia na sensação de frio que você sente.

Para tratar dessa questão, é necessário acompanhamento médico, pois somente um profissional da área pode examinar o seu caso. Geralmente, a medicação é composta apenas de um anti-hipertensivo, suficiente para normalizar o seu corpo.

No mais, outros hábitos também podem ser solicitados, como um baixo consumo de sal e a realização de exercícios físicos frequentes. Além disso, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e se afastar do cigarro são alguns comportamentos básicos para se livrar desse mal.

Estresse

Por mais que muitas pessoas não saibam disso, o estresse também pode ser a causa do frio nas mãos e nos pés. Isso porque, quando estamos em situações do tipo, o nosso organismo acaba liberando grandes doses de algumas substâncias no corpo.

Adrenalina, cortisol e noradrenalina são as principais, e são elas as que causam o apertamento dos vasos sanguíneos nessas situações. Isso diminui o fluxo sanguíneo, ocasionando na dificuldade do corpo em levar o líquido até as suas extremidades.

Isso acontece graças ao aumento de pressão ocasionada pela situação, o que, consequentemente, deixa nossos pés e mãos gelados. No mais, o mais recomendado para quem sofre disso é que as práticas de exercícios físicos sejam algo constante.

Caminhar, pedalar, ou qualquer outra atividade física, são bons para aliviar o estresse e te deixar de bem com a vida. O importante aqui é fazer algo que te dê prazer, para que situações mais estressantes não pareçam algo realmente grande.

No entanto, em casos mais severos, pode ser necessário ter consultas com psiquiatras, para fazer o uso de alguns medicamentos. Quando a situação chega a esse ponto, é bem comum que ansiolíticos sejam receitados como a grande solução para o problema.

Cigarro

Por último, entre as últimas causas de mãos e pés gelados, podemos citar o hábito de fumar, prática nociva ao nosso corpo. O cigarro é o responsável por fazer com que os nossos vasos diminuam de tamanho, o que dificulta a circulação de sangue.

Além disso, as substâncias presentes no cigarro também fazem com que aumente o nível de gordura nas artérias. Isso também dificulta o transporte de sangue, o que pode fazer com que as mãos e pés fiquem mais geladas do que o normal.

Nesse caso, não existe outra solução que não seja deixar de fumar, sendo necessário começar o quanto antes. Sabemos que é difícil combater esse mal, principalmente tiver se transformado em vício, porém, é necessário tomar as medidas que forem necessárias.

No mais, esse é o nosso artigo, e se você tem interesse em adquirir botas térmicas, ou outros equipamentos para auxiliar a sua saúde, não deixe de acessar o nosso site para conferir as ofertas!

Nenhum post encontrado